quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Quebrando Barreiras #3



Era cedo e a cidade estava uma loucura. Pessoas andando depressa, motoristas cada vez mais impacientes com os sinais vermelhos, ônibus lotados de pessoas indo trabalhar, lojas abrindo, trens a cada parada lotando mais..a cidade num ritmo normal de qualquer dia. Milhares de pessoas movimentando a cidade, e milhares de pessoas se relacionando friamente umas com as outras. Cada um correndo atrás do seu pão, do seu melhor lugar, do seu seu seu.. e aí muito facilmente criamos a chamada Massa. É mais fácil do que se imagina, e talvez um mecanismo natural olhar para as multidões dos metrôs e verem pessoas. Só pessoas. Mas e quando olhamos para toda essa gente e enxergamos indivíduos ao invés de um monte de gente? E quando começamos a pensar que cada uma daquelas pessoas tem sonhos, projetos, paixões não correspondidas do passado, amores no presente, algo porque chorar e algo porque sorrir? E se a gente for além e ousar ver naquelas pessoas, almas completamente desesperadas por Cristo? Todas essas pessoas da “Massa” necessitam de Cristo e se a gente vê todas elas assim, como um monte de gente sem rosto, nós perdemos belas oportunidades de ter compaixão, de se envolver na vida do outro e o mais importante: deixamos de apresentar Cristo a essas pessoas.
            E foi num desses dias loucos de cidade grande que eu pude ver o agir de Deus. Quando me dispus a olhar para esses seres humanos como pessoas necessitadas de Cristo e indivíduos que Deus ama e muito, eu O vi fazendo coisas simples, mas extraordinárias.
            Entrei na condução que já começava a ficar cheia e sentei-me ao lado de uma senhora. Muito simpática, nós duas trocamos algumas palavrinhas e a condução seguiu viagem. Nesse tempo, eu me cutuquei “vc não fala tanto de amor as pessoas? Prova isso agora, fala do amor de Deus pra essa mulher do seu lado” Uuul! E agora? Tentei abafar aquele pensamento, mas logo uma frase que li em algum blog sobrepôs esse pensamento, dizendo “vc vai calar a voz de Deus na sua vida? Você vai escolher não ouvi-Lo?” Pois é. Que grave. Então comecei a matutar o que poderia fazer para poder puxar papo com a tal senhora. “Poxa vida, se eu tivesse algum panfleto evangelístico na mochila, seria mais fácil de puxar assunto!” e aí foram gastos bons minutos pensando numa forma mais convincente de falar de Jesus pra senhora ao lado. Até que, de rompante, perguntei:
- A senhora mora na próxima cidade?
- Não..eu trabalho na faculdade que tem lá.
- Olha, na faculdade, que bacana! Tenho vários amigos que estudam lá.
- E você, faz qual curso?
- Ah não, eu ainda to indo pro ultimo ano do Ensino Médio.
- Mas já sabe o que quer fazer na faculdade?
- Olha, eu ainda to um pouco em dúvida, mas se eu fizer, acredito que seja Comunicação Social – e de repente, pliiiiim – mas talvez eu não faça faculdade ainda, to querendo ir pra missões, numa escola de artes da JOCUM, que significa Jovens Com Uma Missão. Eu sou cristã e quero propagar o amor de Deus.
            Rará! Vai mocinha, esquentar a cabeça com uma maneira pra chegar ao assunto sobre Deus, esquecendo que Ele é quem dá os meios. Nunca ia imaginar que seria tão fácil entrar no assunto. E pelo resto da viagem se seguiu o assunto, em que descobri muitas coisas sobre a vida dessa senhora, pude ministrar de Deus a ela, que me contou sonhos, um pouco de sua vida e um assunto muito pessoal. E eu sei que a segurança que ela viu em mim pra contar aquilo não foi a segurança de uma adolescente que ela havia acabado de conhecer no ônibus. Mas não messssssmo. O que ela viu foi a segurança de um Deus que se move na vida de um filho para poder ajudar outros filhos. Foi isso que ela viu. A segurança de um Espírito que age na vida de uma adolescente que fazia poucos minutos que ela conhecia. E a segurança foi tão grande, que ao me despedir para descer no meu ponto, ela pediu meu telefone e na pressa, eu dei. Ela pediu orações por ela e pelo problema que estava passando. Ao descer do ônibus eu até pensei “vc deu seu número a uma desconhecida...” mas, graças a Deus, logo fui ao pensamento verdadeiro naquela situação “eu to aqui pra ser suporte, então, que eu seja”.
            Com toda essa situação, eu pude ver o agir de Deus quando seus filhos resolvem quebrar as barreiras que os impedem de fazer tantas coisas para o Reino. Eu consegui quebrar a barreira do não me preocupar com o próximo, quebrar a barreira da vergonha..e eu nunca vou saber até onde poderão ir os ecos dessa atitude. Mas Deus sabe, e mesmo que eu nunca venha a saber, vou continuar a quebrar barreiras por aí, porque satisfação verdadeira não existe fora do que se chama vontade de Deus.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Quebrando Barreiras #2






Nada em minha vida estava dando certo. Minha mãe quase entrando em depressão, meu pai chegando em casa cada vez mais tarde, o casamento deles acabando. Minha namorada estava a um mês de se mudar para outro estado, minhas notas na escola iam de mal a pior e eu não conseguia me concentrar mais em nada, até o curso de inglês que eu amava acabei deixando de lado. Tudo em meu mundo estava desabando, mas eu não ia procurar respostas em Jesus. Eu não ia ao pé da cruz depositar meus fardos; na verdade, eu mal lembrava que existia um Deus que me ama e guerreia minhas guerras. Os amigos da igreja até tentavam me ajudar, mas eu acabava me isolando de tudo, já havia tempo que não ia aos cultos e que também havia deixado a banda que eu e meus amigos havíamos formado pra louvar o Senhor. Eu já não sabia mais quem eu era. Tanta murmuração e eu me assemelhei bastante ao povo de Israel, que tinha recebido tantas coisas boas e visto tantos milagres do Senhor em favor deles e ainda assim não conseguiam abrir os olhos e confiar em um Deus que já havia provado seu amor e sua fidelidade.
            Mas foi num dia nublado, que tinha tudo pra ser tão sem esperança como os outros que eu vinha vivendo, que algo mudou. Eu estava jogado na cama tentando esquecer tudo aquilo que estava passando, quando dois amigos que eram da mesma banda que eu participava chegaram em minha casa. Como sempre, chegaram em meu quarto fazendo a maior bagunça, cantando, animando tudo.
            - Ícaro, nós viemos pra te levar num lugar. Você topa?
            - Que lugar?
            - Diga que sim ou que não.
            Olhei pra eles um tanto desconfiado, mas eu não tinha o que temer, confiava demais naqueles caras. Coloquei meu casaco e saí com eles. No caminho fomos conversando, rindo e aos poucos eu fui notando que estávamos indo pro lado mais carente da cidade. Depois de uns 50 minutos, estacionamos num lugar visivelmente precário e necessitado. As ruas nem sequer eram asfaltadas. Nunca tinha ido naquele lugar da cidade.
            Eles foram em direção a um portão grande de madeira, eu os segui. Ao entrar naquele lugar, vi muitas crianças brincando num pátio enorme, depois percebi que tinham algumas numa sala que parecia uma enfermaria, no soro. Não fiz nenhuma pergunta aos meus amigos, mas não imaginava porque tinham me levado ali. Depois de andar mais um pouco por dentro daquele lugar que parecia um orfanato, entramos numa sala que tinha várias crianças cantando, e elas mesmas tocavam os instrumentos; percebi que eram louvores que cantavam com tanta alegria. Tinha alguns adultos com as crianças e eles se desmanchavam de alegria fazendo coreografias e se divertindo tão puramente com elas. Depois que os cânticos acabaram, uma menininha que aparentava ter uns 7 anos foi à frente, leu o Salmo 23 e disse que estava muito feliz de estar morando naquele lugar. Nesse momento, um de meus amigos me disse que aquela era uma casa abrigo criada e mantida por cristãos de várias denominações, ali viviam crianças de todo tipo, abandonadas, órfãs, que os pais não tinham condições de criar..e além de terem um lugar para morar, as crianças tinham muito mais: a mensagem do amor sendo plantada no coração delas. Quando a menina sentou-se, um garotinho menor que ela tomou a palavra e disse que queria orar. Sua oração simples dizia que amava a Deus e era muito agradecido pela vida que tinha ganhado. Quando acabou de orar, meu amigo me disse que aquele menininho que parecia ter 5 anos, na verdade tinha oito e há um ano vivia naquela casa abrigo. Seus pais perderam sua guarda porque bebiam demais e acabavam batendo nos filhos, quando chegou ao abrigo a criança estava desnutrida e cheia de hematomas..sem contar as doenças graves que ele acabou contraindo e hoje precisa de muitas horas nos hospitais. E mesmo com essa história de vida a criança agradece a Deus pela vida que ganhou. Aquilo foi um baque pra mim. No decorrer do dia conheci diversas outras histórias que batiam forte dentro do meu coração e confrontavam muita coisa em mim. Uma menina que tinha a minha idade na época – 17 anos – que também morava ali me contou que havia perdido a mãe que morreu de câncer, o pai ela nunca conheceu e depois de ter sido explorada em casas de prostituição da cidade, foi encontrada pelos missionários da casa abrigo e recebeu Jesus em sua vida. Agora ela morava ali, estudava e se preparava para o vestibular de medicina para ser oncologista e trabalhar com pessoas que tem câncer. E tentar, de alguma forma, ajudar aqueles que sofrem com essa doença e não tem condições de terem um tratamento.
            Brincamos e nos divertimos bastante com aquelas crianças maravilhosas e, quando estávamos quase indo embora, duas delas nos chamaram para uma das salas do abrigo e ao chegar lá gritaram: “Surpresa!” e começaram a cantar uma música: “A alegria do Senhor é nossa força, a Ele toda honra e toda glória!!” Cada letra daquela música impactou meu coração porque eu via em cada olhar daquelas crianças a verdade de que realmente, a alegria do Senhor era a força delas, porque só com a força dEle para terem passado por tantas coisas e hoje ainda cantarem tão felizes. No final do louvor eu já estava aos prantos, e as crianças, tão lindas, vieram me abraçar.
            Enquanto voltávamos para casa, um filme da minha vida se passou em minha mente e eu vi o quanto havia sido ingrato. Aquelas crianças haviam sofrido muito mais que eu e eram tão felizes, confiavam na provisão de Deus..mas e eu? Vivia fechado em meu mundo de ingratidão. Desandei a chorar mais uma vez, meus amigos pararam o carro e eu disse: “Eu quero voltar pra Deus! Eu quero Jesus na minha vida!”. Naquele momento eles oraram por mim e eu senti uma paz tão grande, um amor tão forte vindo sobre minha vida que eu chorei ainda mais.
            Daquele dia em diante, minha vida se transformou. Naquele dia meu Deus usou aquelas crianças e adolescentes para me despertar e enfim, quebrar muitas barreiras dentro de mim. Com Deus habitando em mim, quebrei as barreiras da falta de fé, da ingratidão..e consegui ver o agir de Deus em minha vida que testifica hoje o casamento renovado dos meus pais, minha banda louvando ao Senhor mais do que nunca, meu namoro que segue firme mesmo com a distância,  agora também sou voluntário na casa abrigo ajudando aquela criançada que tanto me ajudou, e minha vida, que se transformou numa vida de adoração ao Senhor repleta do amor transformador do Pai.
            Por isso te digo hoje, quebre as barreiras que não te deixam ter fé, e também não te deixam conseguir mais alturas no amor de Deus.. quebre essas barreiras e veja o agir de Deus em você, te transformando por meio de um amor que vai além da vida.
            


quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Quebrando Barreiras #1




Pensa numa garota ativa na Obra do Senhor, que fazia tudo o que podia e era uma louca por causa do evangelho. Essa era eu há alguns meses atrás. E essa sou eu hoje. Mas no espaço entre alguns meses atrás e o hoje, algumas coisas aconteceram. Algumas coisinhas terríveis.
            Dizem por aí, que cada um tem o seu ponto fraco, e é verdade. Mas os servos do Senhor devem conhecer em que área tem mais fragilidade e lutar fortemente contra isso. Criar estratégias, se fortalecer no Senhor e lutar contra essa fraqueza que é mais forte que as outras. Eu não conhecia a minha fraqueza, não fazia ideia de qual área era a que eu mais precisava vigiar, porque ela ainda não havia se manifestado. Mas num não tão belo dia assim, ela resolveu se manifestar e a partir daí iniciou-se uma guerra, travada todos os dias, cheia de vitórias e derrotas. Digo que mais derrotas durante um tempo. Tem gente que tem luta com pornografia, precisa passar longe das revistas e sites de conteúdo sujo; tem gente que tem luta com mentira, precisa reconhecer a verdade em sua vida e evitar situações que levem a praticar isso; E tem gente que luta contra pensamentos. Pensamentos que não sabem de onde saíram, mas estão lá, pra perturbar e querer derrubar um ministério e até uma vida. Eu sofri com alguns pensamentos que brotavam em minha mente e eu não sabia de onde tinham saído, mas eles começaram a me perseguir e eu dei lugar à culpa, dei lugar ao desespero e não consegui escutar a voz do Senhor em meio aos zumbidos que o pecado fazia em mim. Eu não conseguia me livrar daqueles pensamentos horríveis, que estavam levando minha vida à ruína. Todos por fora pensavam que eu estava bem e super colada no Senhor, e pra falar a verdade, eu procurava estar, mas não com todas as forças. Eu orava, fazia propósitos, chorava..mas nada fazia aquela loucura parar. Até que um dia o Senhor falou comigo através do Pastor da igreja que frequento. Deus me deu a solução. E ela brilhava e reluzia feito ouro ali na minha frente. Só cabia a mim torná-la a verdade mais incontestável da minha vida: O Sangue de Jesus me purifica de todo pecado. O Sangue de Jesus tem poder.
            E eu resolvi que creria nisso como a minha vida. Que depositaria nessa verdade a minha vida. E foi isso que eu fiz. E desde o primeiro dia em que ao vir esses pensamentos terríveis em minha mente eu clamava ao Senhor “Sangue de Jesus tem poder sobre meus pensamentos” e cria piamente nesse poder capaz até de ressuscitar mortos, tudo começou a mudar. Os pensamentos começaram a diminuir e a força do Senhor começou a habitar grandemente em mim. E após provar e reconhecer mais do Seu amor por mim, que ao falhar, se fazia presente dizendo “O Sangue foi por você, não te condeno, to nessa com você” tudo se transformou. Minha vida começou a mudar quando cri no poder do Sangue de Jesus que é o único capaz de me livrar das minhas falhas e me purificar, e também quando aprendi que Ele tem um olhar cheio de ternas misericórdias para aqueles que estão desesperadamente buscando deixar o pecado, mas não conseguem. Isso mudou minha vida. Isso revolucionou minha história.
            Com a graça e misericórdia de Deus, eu consegui quebrar a barreira da minha maior fraqueza e ser liberta de algo que acorrentava minha vida e me impedia de viver aos pés do Senhor. Quebre as barreiras que te acorrentam hoje também, pelo Poder do amor e do Sangue de Cristo. Amém.


quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Jesus Is My Salvation - Animação Gif


Construa a sua arca



Todos nós temos metas e desafios, assim foi com Noé, com esta missão.
"Faze para ti uma arca de madeira de gôfer: farás compartimentos na arca, e a revestirás de betume por dentro e por fora." Gênesis 6:14

Fazer uma arca ? O que é isso  ? Como farei ? E assim surge um monte de perguntas.
Como nas nossas vidas, temos dúvidas quanto ao que ser, com quem casar, se vamos ter netos, se vamos viver amanhã.
E Deus não está longe disso, tanto é que cuida de nós, individualmente.
 "Esquadrinhas o meu andar, e o meu deitar, e conheces todos os meus caminhos. Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó Senhor, tudo conheces.
Tu me cercaste em volta, e puseste sobre mim a tua mão. Salmos 139:3-5"
Noé teve toda a ajuda de Deus para cumprir essa meta e salvar a si e sua família. Mesmo que não entendemos hoje, amanhã glorificaremos a Deus por este plano maravilhoso.
E você ? Vai deixar Deus guiar a sua vida ?

Que possamos a cada sermos guiados por Deus.


Áttila Borges

domingo, 1 de janeiro de 2012

O movimento do amor de Deus



Eu sei. Às vezes as culpas parecem bem maiores e tudo o que você fez – e também não fez – podem pesar um pouco sobre você. Muitas vezes pesam sobre mim também. Mas que o desejo de ter Deus no centro desse novo ano não seja para o seu próprio deleite, porque sabendo que Ele está no centro grandes coisas podem ser esperadas; e sim, que esse desejo de que Ele seja o foco do seu novo ano, seja em favor das pessoas. Que não seja o seu ministério, a sua música, o seu teatro, o seu blog. Que seja o amor de Deus se movimentando através disso tudo, para levar esse amor as pessoas. Pense primeiro nEle e busque primeiro o Reino, e acredito que isso tem muito a ver com priorizar pessoas (logo depois de Deus é óbvio). Se o evangelho não tivesse como segunda prioridade as pessoas, não seria proveniente de Jesus. Porque nós vemos um altruísmo sem medida e sem reservas nesses livros que mostram a vida de Jesus Cristo. E o mais bonito de tudo é ver que muitas vezes nós carregamos pesos mais que pesados sobre essas culpas e coisas que gostaríamos ou que não gostamos de ter feito, a toa. Sem motivo. E quando descobrimos isso, é só partir pro abraço, porque existe um evangelho altruísta, existe um Jesus que é marcado pelo amor e pela graça. E quando descobrimos isso, também reconhecemos que devemos priorizar outros. Porque nós fomos priorizados. E se eu posso fechar a porta do meu quarto e conversar com Deus minhas lamúrias, tristezas, alegrias, realizações, depositar aos pés dEle tudo o que me pesa e sair dali flutuando..porque o meu colega de turma também não pode? Porque aquela amiga que eu me afastei por não “seguir o que eu sigo” também não pode? Porque aquele cara que se acha o bonitão e que beija todas também não pode? Porque? Eles podem sim. Porque o evangelho prioriza pessoas. Jesus prioriza pessoas. A criação mais bela de Deus são as pessoas. O que mais tem valor pra Deus são as pessoas. Deus se move no meio das pessoas. E se eu tenho a Cristo e se penso como Cristo pensa (1Co 2:16)), logo eu também devo priorizar pessoas. Logo eu tenho que amá-las e respeitá-las com todo o meu ser e por mais que seja difícil porque muitas vezes(muitas mesmo) nosso lado humano, mortal, pecador, quer ofuscar essa ideia. Essa Luz. Essa vida. E se não vigiarmos nós mesmos ofuscamos o brilho da luz do Senhor sobre nós, que nos faz amá-Lo e amar a Sua criação. Que nesse novo ano a gente possa “esquecer as coisas que para trás ficam e avançar para as que adiante de nós estão” (Fl 3:13), que tudo o que a gente não fez, tudo que a gente não amou, tudo que a gente não priorizou do Reino, que seja feito, amado, priorizado. Que possamos “andar de acordo com tudo o que já alcançamos”(Fl 3:16) e colocar em ação o aprendizado de tudo que já alcançamos, que saia das páginas da bíblia e dos nossos lábios e inunde nossas almas e corações com essa verdade incontestável e que faça transparecer em cada situação, mínima que for. Que a gente finalmente aprenda que pra querer ser feliz, primeiro façamos Deus e o próximo feliz. Que pra esse ano de 2012 ficar marcado na memória como um dos melhores anos de nossas vidas, que a gente aprenda a amar a Deus e colocar esse amor em ação, porque o verdadeiro contentamento na vida de alguém só pode vir quando o mesmo esquece de si e prioriza Deus, prioriza as pessoas. Quer ter a vida verdadeira? Esqueça de si mesmo e vc vai ver que depois de ter encontrado a vida verdadeira que se move por meio do amor, vc não vai querer nunca mais voltar as águas lamacentas do priorizar só a vc mesmo.


“Pois quem põe os seus próprios interesses em primeiro lugar nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo por minha causa terá a vida verdadeira”  Lc 9:24