segunda-feira, 23 de abril de 2012

Transparência..como é necessária


Existe algo que é de importância vital para nós dentro do Reino: sermos transparentes. Sem máscaras. Sem fingimentos. Sem capas. Sem ampolas de vidro em volta.
            Acredito que Jesus tem levantado uma Igreja dentro da própria Igreja, um povo diferente, um povo livre de falsidade. E a falsidade da qual me refiro não é só aquela de sorrir para o irmão mas não gostar dele, de falar “Deus abençoe” mas na verdade não ter um pingo de desejo de que isso realmente aconteça; é uma falsidade nossa com Deus, algo que acontece só dentro de nós e que Deus sabe que tá ali e começa a se manifestar num louvor, enquanto nos preocupamos com o que o outro está pensando quando nos vê levantando a mão ou chorando, quando nos enfiamos numa capa de “super crente” e achamos que Deus revelou certas coisas só pra gente, que só a gente tem experiências com Ele, que só a gente tem o discernimento, que só a gente pode, só a gente tem e etc.
            Deus tem nos chamado a romper com esse fingimento todo, com essas máscaras de fazer certas coisas mais pelos homens do que pra Ele. De assumir compromissos só pra não desapontar o pastor, e não se importar se está desapontando a Deus. Ele tem nos chamado para mais do que ter a vida como um livro aberto, Ele nos tem chamado para sermos transparentes, para sermos naturais, simples.
            Algo que precisamos entender é que ser transparente pede trabalho. Pede tempo a sós com Deus. Pede busca. Ser transparente é passar aquilo que está em meu coração de forma natural, sem nem que eu perceba. Ser transparente com as pessoas é deixar de querer mostrar algo que não é, e naturalmente, mostrar quem vc é e quem vive em você. Nosso maior anseio deve ser nos transformar em transparentes porque somente assim poderemos passar do amor do Senhor. É ter um nível de intimidade tão alto com Deus e um vida tão ligada à Ele, que só de as pessoas nos verem, perceberem algo diferente, algo especial, algo como… Jesus. A ponto de acontecer como aconteceu com um irmão em Cristo, que não havia dito uma só palavra e um homem que ele nunca tinha visto na vida, aproximou-se e disse que queria o que esse meu irmão tem, não sabia o que era, mas queria. Será que nós temos sido transparentes a esse ponto? Deixar o Espírito ser tão livre em nossas vidas a ponto de outros nos olharem e enxergarem que, epa, algo de muito especial aquela pessoa tem, e ainda que eu não saiba o que, eu quero!
            É hora meus queridos, de tirarmos muitas capas, muitas máscaras. De nos apresentarmos como realmente somos, sem medo. De clamarmos a Deus para sermos pessoas cheias dEle, porque queremos ter nossas raízes nEle, ter nossa vida embasada na palavra dEle, ter nosso coração queimando um fogo que nunca acaba, porque afinal, Ele é nosso Deus e tudo que Ele tem feito em nós é muito novo, muito incrível e muito libertador pra poder ficar retido dentro de nós. É preciso fluir de nós a vida que temos recebido, e a fonte dessa vida só pode se revelar numa vida transparente, numa vida que não esconde quem é, que mostra que pode errar e que erra muito, mas que tem o coração quebrantado, contrito e disposto a ser trabalhado por Deus. Eu não preciso esconder quem sou por trás de uma capa de crente que vai em todos os cultos e programações, que ora todos os dias antes das refeições e antes de dormir, que tem a bíblia aberta em algum salmo na sala. Eu não preciso de fachada, eu preciso de vida. Porque quando orar e ler a Palavra trazerem vida à minha vida é que eu vou conseguir ser mais transparente. Porque aí não vai ser uma rotina, um farisaísmo, algo que eu faço só no domingo na igreja, vai ser algo que me move, algo que começa a sacudir meus dias e me transformam numa pessoa que respira Cristo e que mostra a realidade libertadora do evangelho através dos mais simples detalhes da minha vida.

domingo, 8 de abril de 2012

Conhecer a Deus...


E fazê-Lo conhecido.


Pra quem não sabe, esse é o lema da JOCUM (Jovens Com Uma Missão) e nos últimos dias também reconhecemos como grupo Resgate de evangelismo, que esse também é nosso lema. E não só nosso, mas de cada pessoa que se diz filho de Deus.
Nós sabemos que só conseguimos falar daquilo que vivemos, não é verdade? Se falamos algo do qual não vivemos, as palavras até podem ser boas, mas não vão causar impacto em ninguém. A vida de quem só fala e não vive não causa diferença, é sem sal, sem gosto, tão morna. Mas Deus tá aqui e tá despertando e mostrando pra gente que ei, se queremos servir pelo menos pra alguma coisa no Reino, a gente tem que começar a se mexer. A gente tem que começar a viver o que prega e já. Mas, pra viver o que se prega, é preciso de conhecimento. É preciso conhecer a Deus, é preciso de relacionamento com Ele pra poder O fazer conhecido, pra mostrar que realmente, aquilo que vc fala tem autoridade porque vc vive suas palavras, você já provou desse Deus e tem buscado provar cada vez mais. O conhecimento de Deus é constante, quanto mais vc aprende, mais tem o que aprender e consequentemente, o desejo necessário de se pregar o evangelho surge em nosso coração como um turbilhão, e também tende a crescer. Cabe a nós nos esforçar para que a chama não diminua e clamar a Deus para que também nos ajude a mantê-la aquecida e cada vez mais acesa, para glória dEle.
E em alguns desses dias de feriado, o Projeto Resgate de evangelismo da minha igreja local provou isso e teve umas experiências abençoadoras com Deus. A gente cresceu, chorou, sorriu, brincou, estreitou os laços de comunhão, mas acredito que o mais importante de tudo foi a chama do coração ainda mais aquecida. Foi a fome por fazer mais, por ver mais almas se derramarem, não só quando formos sair em campanhas, mas no nosso dia a dia, no colégio, no trabalho, na própria família.. ver aqueles adolescentes tendo uma experiência real com a presença e o poder de Deus foi e está sendo lindo; ao perceber os olhos marejados ao falar do que eles sentiram de diferente nesses dias.. não tem preço, e nunca terá ver almas tão jovens tendo experiências e passando por situações que muitos de 40 anos de igreja nunca passaram. Ao ver que eu sou uma adolescente e estou no meio daqueles outros adolescentes e jovens que estão loucos por Deus e que estão aprendendo a sair de suas casquinhas que serviam para se esconderem atrás de experiências dos outros e estão indo correr atrás das suas. São pessoas que nos fazem crescer, são irmãos abençoados, pessoas que estão encontrando seu valor em Deus e aos poucos, impactando os mais diferentes corações.
Foi uma experiência única não saber o que falar e o amor de Deus simplesmente fluir de nossos lábios nas abordagens. Foi tremendo não fazer ideia de como puxar assunto com pessoas que nunca havíamos visto na vida e começarmos a entrar na vida delas, a conhecer um pouquinho delas. Tanta gente desviada, tanta gente ferida com igrejas, tanta gente que clama por Deus só pelo olhar.. e nós podemos perceber que a criação aguarda ardentemente e com expectativa a manifestação dos filhos de Deus (Rm 8:19). No primeiro dia Deus falou que nesse impacto os tímidos iriam falar com as pessoas nas abordagens (que sempre acontece depois das ministrações de artes), e os que já tinham experiência em abordar iriam se surpreender. Tivemos só duas saídas pra rua, mas nas duas tínhamos a completa noção de que não éramos nós ali; que era Deus indo à frente e o poder dEle estava em nós, o que nos dava a tranquila percepção de que nada era nosso e que nada a gente ia ou podia fazer… estávamos e assim como devemos ser em todos os dias, como pessoas que só estão sendo usadas por algo muito maior que elas. E o Senhor mostrou e agiu e falou e ministrou. E nós fomos mais impactados acredito do que aqueles que receberam a Jesus e decidiram que queriam conhecê-Lo melhor.
O que a gente viveu lá, ninguém toma de nós. Podem querer acabar com a gente, com nossa fé, com nossas bíblias, com qualquer outra coisa, mas o que a gente aprendeu de Deus, isso ninguém toma. O que a gente sentiu ao chorar junto com o perdido, ninguém tira. O que a gente viveu quando falamos do Único amor que satisfaz pra adolescentes perdidos na noite cheios de bebidas, que minutos antes haviam debochado da pirofagia e das outras ministrações, ninguém arranca de nós. Nunca ninguém vai ser capaz de tirar do nosso coração ver esses mesmos adolescentes com os olhos não se contendo de tantas lágrimas, chorando junto com a gente, por que estavam clamando por algo diferente, algo maior que eles, algo que preenchesse aquele vazio que insiste em estar no coração deles.
Mas o mais importante vem agora. Por incrível que pareça, o mais importante não é sair na rua e proclamar, esse é o passo fundamental porque sem ele os outros não acontecem, mas o que mais tem importância é o discipulado. É caminhar com essas almas que se renderam ao Senhor. Nós sabemos que não vai ser fácil, mas se Jesus que é o Senhor de tudo não desiste de nós, porque deveríamos desistir dos outros? O amor é entrega. E se a gente não se entregar no evangelismo e no discipulado, não vamos viver esse amor completamente. É necessário entrega e paciência com amor, porque sozinhos eles não podem ir, e Jesus tem nos chamado para sermos esses suportes(Cl 3:13), para sermos aqueles a quem Deus vai usar como canal para firmar essas vidas.
Em hipótese alguma devemos duvidar do que Deus pode realizar, porque se a gente busca conhece-Lo melhor, Ele vai nos recompensar, e parte dessa recompensa é sermos usados para a incrível missão de fazê-Lo conhecido, até mesmo na vida de adolescentes que numa hora debocharam e na outra, sentiram o amor de Deus, ou “algo especial” como um deles mesmo disse.


Glória a Deus!

terça-feira, 3 de abril de 2012

O cuidado de um Deus detalhista


Às vezes eu me pego pasma com o cuidado de Deus. Me pego de boca aberta com um Deus tão grandioso que faz tudo nessa vida ganhar sentido. Esse cuidado cheio de detalhes de Deus nos faz a cada dia ter mais certeza desse amor infalível. E como dizia num texto que li hoje, as coisas que às vezes parecem pequenas aos homens são de grande valor pra Deus. E Ele prova isso. Ele prova o Seu cuidado nas mais diversas situações, e hoje eu passei por uma situação que fez meus olhinhos brilharem por causa do amor e do cuidado desse Deus.
Pode ser simples ou até nada a ver, mas quando um amigo me perguntou no ensaio do ministério de artes se eu estava com minhas tardes livres e eu respondi que só segunda e quarta que eu tenho inglês, Deus já começava a mostrar o Seu cuidado. Entende que parece uma simples brincadeira um outro amigo começar a falar em inglês comigo e eu brincar com ele, porque ainda não sei muita coisa, to no básico mesmo. E a partir disso o ensaio rolar e depois fui conversar com esse mesmo amigo e trocando uma ideia sobre o inglês eu disse o real motivo de querer aprender essa outra língua, é pra poder entender melhor e poder cantar direito os louvores gringos que eu tanto gosto. Esse amigo benção então foi me dando umas dicas pra eu melhorar no inglês e me contou que estava procurando uma bíblia com os textos em inglês e português há tempos e nunca achava, até que esses dias ele achou e ficou bem feliz por isso, foi orar pra Deus permitir que tivesse a bíblia no estoque da loja que tinha achado…só que Deus falou pra ele que a bíblia não era pra ele. A bíblia que ele tanto queria e que tinha achado seria pra outra pessoa. Hum.. ele ficou um pouco cabreiro com a situação, afinal ele estava esperando por essa bíblia!
Mas chegando à igreja, nosso outro irmão puxou o assunto eu acabei falando do curso e tudo culminou em eu e meu grande amigão falando sobre a tal língua estrangeira e ele disse que enquanto a gente conversava, Deus disse: “a bíblia é pra ela!”.. agora imaginem vcs como fica o coração de uma filha que tem entendido e provado um pouco mais da graça de Deus, e percebe nitidamente o cuidado e o mimo de um Deus que sabe tudo o que a gente faz e prepara situações que aos olhos humanos podem parecer tão bobas, mas que pra Ele são de grande valor?
Eu não fiquei tão pasma em saber do presente maravilhoso que vou receber, que vai me ajudar muito nos estudos; eu fiquei com os olhos marejados ao perceber forte e tão nitidamente o amor de um Deus detalhista ao extremo, que nos mostra a cada instante que sabe como a nossa vida é, o que a gente tem feito e o que a gente quer. Ele sabe tudo o que acontece comigo e está observando atentamente cada passo meu; inclusive aqueles que me levam até o curso de inglês.
E outra lição fica com essa história toda: só aprende a ouvir a voz de Deus aqueles que tem intimidade com Ele. Seria maluquice pra qualquer outra pessoa que não conhece o Senhor, abrir mão de algo que tanto desejou por outra pessoa que no momento inicial não sabe nem mesmo quem é. Esse tipo de doidera tá reservada apenas para aqueles que se rendem a um relacionamento verdadeiro e intenso com Jesus e se dispõe a ouvir a voz dEle, independente de qualquer coisa. Mesmo que isso custe algo que seu coração havia desejado muito.


“Quanto a vocês, até os fios dos seus cabelos estão todos contados.” Mt 10:30 (que Deus detalhista…)