sexta-feira, 13 de maio de 2011


                Hoje em dia é muito fácil falar de amor, né? Em qualquer lugar, por qualquer meio, sempre tem alguém pronunciando o tão conhecido “Eu te amo”. Só que somente pronunciar não causa efeito nenhum.
                Nós temos um milhão de opções para poder falar de amor, mas hoje eu resolvi falar sobre uma específica, que é o amor entre família. Nós muitas vezes caímos no erro de falar que amamos os pais, os irmãos..enfim, a família, sem demonstrar isso. Na vida do cristão, a fala sempre deve condizer com a ação, não é verdade? Aprender a respeitar os pais e os irmãos não vem só de infância, porque muitos acabam deturpando isso ao chegarem à adolescência. Porque nessa época os pais passam a ser vistos como chatos, implicantes, velhos.. em fim, uma imagem totalmente diferente da de quando éramos crianças.
                Mas... aí entra a história do amar. Sabemos que são nossos pais e nossos irmãos, mas tratamos mal, não respeitamos.. porque estamos na adolescência e somos “revoltados” e todos da nossa idade são assim! Correto? Não. Errado, erradíssimo. O amar vem junto com o respeitar. Tudo é um conjunto, então se você fala que ama os seus amigos e não os respeita, como os ama? Se você fala que ama seus familiares mas os trata super mal, que amor é esse?
                “Faça com que seu pai se alegre por causa de você; dê a sua mãe esse prazer.” Pr 23:25
                Nós temos honrado o primeiro mandamento com promessa? (Ef 6:2) Temos honrado nossos pais como eles merecem? O amor por eles não deve ser demonstrado só nos dias das mães e dos pais não, deve ser demonstrado sempre, com palavras e ações. Dizer “eu te amo” sempre que puder, dar uma abraço apertado, um beijo no rosto, abrir um enorme sorriso quando seus pais falarem com você.. isso causa uma mudança, porque ele se sentem amados e queridos. E nada melhor do que demonstrar amor a quem nos ama grandiosamente, né? E essa demonstração de carinho deve ser acompanhada de respeito e obediência, porque melhor do que beijar, abraçar, falar que ama, é demonstrar através das ações e atitudes que realmente ama. É tirar aquele sorrisão abobado do rosto dos pais, porque você tem sido um filho obediente, respeitador, fiel e amoroso. Um filho que causa alegria e prazer ao seu pai e a sua mãe (Pr 23:25). Por mais que às vezes seja difícil, por talvez não ter o costume, se esforce. Depois que você demonstra amor pela primeira vez, sempre vai querer demonstrar, porque é satisfatório. E porque Deus gosta. Temos N motivos para querer agradar nossos pais.. um deles é a felicidade deles e a nossa própria. Vê-los como inimigos não nos ajuda em nada! (nesse caso, mais comum entre os adolescentes). Porque no futuro, saberemos que tudo que eles queriam era pro nosso bem, é fato. É só abrir a mente um pouquinho e se por no lugar deles, saber que todo o cuidado e atenção envolvem todo um amor sem medida. Amor esse que devemos ter por eles também, é mandamento, é promessa!
                Viver uma vida real com Cristo não requer mudança só dentro de nós e com as pessoas lá fora, requer uma completa mudança de comportamento também dentro de casa! Começando com o respeito não só pelos pais, mas pelos irmãos também. Saber ouvir, não arrumar contendas por qualquer coisa e se tornar amigo, e amigo satisfeito dos seus pais e dos seus irmãos agrada a Deus.
“No que depender de vocês, façam todo o possível para viver em paz com todas as pessoas.” Rm 12:18
Queridos, brigas desnecessárias em casa denotam um lar insatisfeito, sem o amor e a compreensão. E o mais importante: sem a percepção divina de que a mudança deve partir de você. Mudando sua vida espiritual, você mudará sua vida em geral, seus relacionamentos, desde família até o trabalho, escola, faculdade..
                Honrar os pais e aos irmãos é ser humilde, é não querer cantar de galo e buscar demonstrar Deus em todos os aspectos de sua vida. Não se submeter aos seus pais, que são seres visíveis, que te criaram por toda a vida, é dizer não ao comando de Deus sobre a sua vida, porque como obedecer Aquele a quem não vemos, se não obedecemos nem aqueles a quem vemos?

Honra a teu pai e a tua mãe, como o SENHOR teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias, e para que te vá bem na terra que te dá o SENHOR teu Deus.” Deuteronômio 5:16

Nenhum comentário:

Postar um comentário