domingo, 5 de junho de 2011


 Li um texto de Malaquias alguns dias atrás e cheguei até a abrir o Word pra escrever sobre o que a passagem dizia, mas acabei fechando o programa e não escrevi nada.. mas, como eu disse no post passado, fazer a vontade de Deus é o que deixa seus filho felizes, não é? Então cá estou eu, pra refletir um pouco com vocês sobre o texto que fica em Malaquias 1, a partir do versículo 6.    
“O filho respeita o pai, e o escravo respeita o seu senhor. Se eu sou o pai de vocês, por que é que vocês não me respeitam? Se sou o seu senhor, por que não me temem? Vocês me desprezam, mas mesmo assim perguntam: “Como foi que te desprezamos?”Foi com o alimento impuro que vocês me oferecem no altar. E vocês ainda perguntam: “Como é que estamos te ofendendo?”Pois vocês me ofendem quando acham que têm o direito de profanar o meu altar. E me ofendem também porque pensam que não faz mal me oferecerem animais cegos, aleijados ou doentes.”  v. 6-8
Deus, nessa passagem, está condenando os sacerdotes. Mas, trazendo essa mensagem para os dias de hoje, ela se aplica a todos nós. Nos traz a uma reflexão do que estamos fazendo com a nossa suposta “vida com Deus". Porque eu disse suposta? Bem, porque muitos têm vivido uma vida falsa perante o Senhor. Vemos hoje em dia tantos cristãos, mas e a mudança da sociedade, como impacto da vida desses cristãos inseridos nela? Cadê? Bem.. no início do versículo Deus diz que “...O filho respeita o pai, e o escravo respeita o seu senhor. Se eu sou o pai de vocês, por que é que vocês não me respeitam? Se sou o seu senhor, por que não me temem?”
Nessa primeira parte já recebemos um grande ensinamento: Será que nós não temos só chamado Deus de Pai, mas não O respeitamos como deveríamos? Será que temos cantado e dito com tanta intensidade que “Deus é o SENHOR da minha vida!” e não temos O temido? Será que em nossa cabeça a gente só não vê Deus como um pai amoroso que perdoa tudo e então por isso, podemos errar e errar sem medo? Por que Ele sempre vai perdoar?(Uma coisa é o errar, pedir perdão de coração e não repetir o erro, outra é permanecer no pecado e pedir perdão toda vez que o praticar sabendo que vai fazer novamente) Gente, que pensamento é esse? Aliás, que vida é essa que a igreja tem levado? Uma vida que só procura seus próprios interesses, e não está nem ai pra respeitar e temer ao Senhor?
Vejamos bem o que o dicionário Houaiss diz sobre a palavra respeito: Sentimento que leva a tratar alguém ou algo com grande atenção; consideração, reverência, obediência, acatamento.
É.. e agora José? Respeito é isso. O dever do filho é respeitar o pai, logo, se chamamos Deus de Pai, quer dizer que somos seus filhos e temos de respeitá-Lo. Só que, olhando para todos esses sinônimos de respeito, me vem a seguinte pergunta a cabeça: será que temos respeitado a quem chamamos de pai, como deveríamos? Se sentimos muitas vezes dificuldade em respeitar o nosso pai de carne, imagina o nosso Pai Espírito ein! Será que temos colocado em exercício tudo que temos lido, ouvido e conhecido do Pai? Temos dado a merecida reverência, obediência, acatamento, a Ele? Na verdade, se fossemos estudar cada palavra que significa o respeito, entraríamos em mais e mais estudos e seríamos mais convencidos de que temos que buscar sempre mais de Deus, principalmente o respeito, que nos leva a tantas outras coisas.
E com isso tudo, agora lembrei o que mais me impactou e continua impactando, desde que me encontrei de fato com Deus: o amor.
O amor é a base de tudo, ele faz com que respeitemos a Deus, obedecemos, reverenciemos.. E quando vemos que o mundo tem oferecido qualquer coisa a Deus, feito qualquer coisa com seus ministérios, orado de qualquer maneira, falado sobre Deus de qualquer jeito.. podemos perceber a falta de amor no coração das pessoas. O amor faz com que queiramos sempre o melhor para quem amamos não é? Faz com que sorrimos só de pensar na mesma, faz com que até mudemos nossa vida pela pessoa (digo aqui mais sobre o amor entre casais), e porque então, com Deus não acontece o mesmo? Levando em conta que Deus é infinitamente maior e melhor do que qualquer ser humano.. porque pra nós é um sacrifício tão grande abrir mão de coisas por causa Dele, vivermos e querermos entregar a Ele tudo de bom? Como diz um pouquinho adiante no texto.. “... e me ofendem também porque pensam que não faz mal me oferecerem animais cegos, aleijados ou doentes. Pois procurem oferecer um animal desses ao governador! Acham que ele o aceitaria com prazer e atenderia aos seus pedidos?“ (v.8)
Esses versículos são tão fortes e necessários! Nós achamos que podemos entregar qualquer coisa a Deus, vamos à igreja, louvamos, cantamos músicas que não passam de palavras jogadas ao vento e com a vida toda manchada, toda suja, toda errada, ainda achamos que Deus irá receber nossas palavras repetidas?
Nós ofendemos a Deus quando nos entregamos a Ele de qualquer maneira, cegos, aleijados e doentes, por causa do pecado... vamos fazer o que Deus manda achando ser um sacrifício total, mas se a presidente nos mandar fazer alguma coisa: nossaaaa que honra, a presidente falou comigo! É claro que não vou desapontá-la... Quem é maior, Deus ou a presidente? Se alguém aqui na terra, que respeitamos e gostamos, nos pede algo, nós fazemos com a maior alegria! E Deus? Ele não é maior que tudo e todos? Ousamos fazer algo de qualquer maneira quando nosso patrão nos pede? Ele ficaria super feliz depois em nos dar um aumento se fizéssemos as coisas todas mal feitas, não é? Claro que não! E porque temos que achar que ainda assim, Deus tem que nos guardar, nos abençoar... mesmo sendo tão sujos com Ele? Mesmo entregando sempre os restos...?
Que possamos nos entregar como uma oferta boa e agradável ao Senhor, filhos inculpáveis em meio a esse mundo imundo.. que Ele possa nos olhar e sentir felicidade, contentamento, não repulsa! Porque coitados de nós, se Deus resolvesse nos tratar como O tratamos.. coitados de nós...                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário