sábado, 23 de março de 2013

Amai-vos uns aos outros


“Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros.” João 13:34-35

Se Jesus disse essas palavras, foi porque Ele sabia que isso é real e verdadeiramente pode acontecer na vida daqueles que O seguem. Mas hoje nós temos visto uma Igreja que demonstra tudo, menos o amor. E é óbvio que eu não vou ser dura o suficiente para falar de algo generalizado; ainda existem igrejas e irmãos que de fato amam e/ou se esforçam pra isso, e esses tem sido exemplos pra mim e pra tantos outros da manifestação de Jesus no meio do Seu povo. Mas o não tão engraçado assim, é que os anos passam e parece que as pessoas vão tomando a tendência de diminuir Deus a um Deus diminuto e previsível, e consequentemente o Seu evangelho se diminui a isso também. E perdendo o primeiro amor e ganhando corações duros e hipócritas, acabam tornando a Igreja de Deus no lugar com mais histórias tristes e decepções pra contar.
Mas quem disse que o passar dos anos quer dizer endurecimento de coração? E quem falou que as regras tem de ser maiores que o amor?(Is 29:13) Essa história me lembra uma galera que viveu na época de Jesus, que se chamavam Fariseus. Você já deve ter ouvido falar ou lido na bíblia que eles não eram muito fáceis não. Na verdade, eles foram os responsáveis pela morte de Jesus(Atos 2:36). Eram pessoas que viviam de regras e tradições(Mr 7:8-9), que aparentavam ser uma coisa e eram outra(Mt 23:1-3), se mostravam “Os espirituais” somente para aparecer diante das pessoas (Mt 23:5-7), que passavam as tradições por cima da Palavra de Deus(Mr 7:8-9 e 13) mas poxa, eles seguiam as leis e tradições rigorosamente!, eles não faltavam uma EBD, estavam em todos os estudos bíblicos, faziam longas orações(Mt 23:14) cheias de adjetivos pra Deus, eles até davam dízimo(Mt 23:23)! Olha só como eles eram legais! Com certeza o Senhor aliviou a deles, porque afinal eles tinham uma vida religiosa tão moralmente correta.. ahh, mas o Deus do qual a gente está falando é aquele que prefere um coração sincero a sacrifícios, né?(Sl 51:17) é um Deus também que está com o contrito de coração e não com o que se exalta, esse Deus é o Deus que não liga muito se o culto tá seguindo a liturgia corretamente e sim, se os que estão dentro do Templo estão ali de coração inteiro, parece que o Senhor se interessa muito mais naqueles que só tem uma face, do que aqueles que curtem uma vidinha duas caras, né? Hummm, então será que esse Deus vai deixar os que tais coisas praticam ficarem “de boa”? óbvio que não! Vide bíblia: Lucas 20: 46-47; Mateus 23:33.
 Por causa do povo ter perdido tanto o discernimento e terem ido mais pro lado fariseu da força do que pro lado Jesus, acabaram criando uma forma tão conformada de Deus, e essa forma não tem nada a ver com o amor. Muitos corações hoje estão quebrados, pessoas que tinham um potencial enorme pro Reino escondidas atrás de preconceitos, e grande quantidade de igrejas fechando as portas porque amam mais a tradição do que as vidas. Líderes que ao invés de usar da autoridade que Deus lhes deu pra despertar essa geração, a tem afundado ainda mais em moralismos repugnantes que a transforma numa geração doente, em cima do muro.. morna. Onde já se viu famílias serem destruídas por causa da instituição Igreja?? Mas onde está o Corpo, não a Instituição? Onde estão aqueles que de fato obedecem a Cristo e tem a noção de que amar foi um MANDAMENTO que Ele nos deu e não uma ESCOLHA. E o bacana de Cristo, é que Ele diz Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros, só há uma maneira das pessoas saberem que seguimos a Cristo: quando nos amamos. E o amor é benigno, não procura os seus próprios interesses, não se ufana, não é soberbo, não se alegra na desgraça do outro, tudo suporta, tudo espera, tudo crê(1 Co 13)...
A situação pode estar complicada, mas eu creio na mudança que provém de Cristo. Ele, em todo o tempo, em todas as partes da História estava em diferentes lugares fazendo diferentes movimentos de mudança, renovação, redenção e amor. Hoje, nós temos a oportunidade de crer que o amor e o poder do evangelho e do Reino de Deus são bem mais fortes do que qualquer erro humano. Deus não tem nada a ver com essas pessoas, mas Ele se preocupa com elas também e é por isso que a oração tem que ser por uma reforma vinda dEle pra Igreja. Todos nós precisamos desse amor que nos constrange, os tradicionais, os pentecostais, os sem-Igreja, os feridos por ela, os que ferem dentro dela..todos precisamos. Todos precisamos ter fé e buscar viver um amor real, pra que os outros vejam e sigam nosso exemplo e também busquem viver em amor, porque o poder de Jesus que atua através desse amor é quem faz as pessoas se arrependerem e mudarem a história de suas vidas e consequentemente, a história da Igreja. Quando chegar ao final de tudo, game over, o Papai separará todos: o trigo no seu devido lugar e o joio também(Mt 13). Portanto, se você tem o melhor presente do mundo que é conhecer a Cristo, não permita que pessoas ofusquem isso, mas se entregue a Ele, sem se importar com o que falam e  pensam, viva o amor, ame sua família na fé, se entregue ao Povo de Deus ao serviço em amor, não olhe os defeitos e sim o que as pessoas podem te acrescentar e abençoar, e ainda assim, se elas não poderem de acrescentar em nada(o q é mt difícil), acrescente a ela o máximo que você pode: o amor de Jesus.
Existe esperança pra essa geração. Não seja um fariseu. Lute pra não se tornar um. Ame o fariseu, não ame suas obras. Tente ao máximo e em tudo que você puder ser usado por Deus pra que vejam em você a verdadeira vida e assim mudem suas atitudes e se tornem cristãos autênticos, que revelam que são discípulos de Cristo através de uma simples coisinha: amando seus irmãos.


Post dedicado à tia Gisele e família. O Senhor tem grandes coisas pra cada um de vocês, esse não é o fim, Ele os ama muito e não percam a noção de que o Reino de Deus é poderoso e Sua maior arma é o amor. A Igreja de Deus existe e ela pertence a Ele, portanto ninguém que possa estar dentro dela tem poder pra afastá-los do trabalho do Dono; muito pelo contrário, aqueles que vivem um evangelho verdadeiro tem poder pra aproximá-los cada vez mais desse Reino e da colheita que esse Reino tem pra fazer. Amo vocês, em Cristo Jesus, minha família. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário