quarta-feira, 9 de março de 2011

Acorda igreja!


A frase do título foi a que eu mais escutei nos últimos quatro dias. Uma frase que de início a gente julga até já ter escutado ou lido, mas quando a gente para pra refletir sobre ela... grandes respostas recebemos.
Nesse feriadão de carnaval participei do retiro espiritual da minha igreja e olha, foi uma benção! Tudo que foi dito, cada programação, cada palavra foi incrivelmente especial para que fosse a maravilha que foi. E então, de tudo o que eu ouvi lá, de todos os estudos, eu quero falar um pouquinho sobre o ‘’acordar’’ da igreja. O versículo tema do retiro foi Isaías 52.1a
“Desperta, desperta, reveste-te da tua fortaleza, ó Sião; veste-te das tuas roupagens formosas, ó Jerusalém, cidade santa’’
Queridos, a igreja de hoje está precisando acordar, despertar. Nós, cristãos, estamos na maioria do tempo dormindo, somos feito zumbis espirituais, só estamos acordados no corpo, mas o espírito dorme. O espírito da igreja que tinha que fazer a diferença, iluminar, ser sal, onde está? Sumiu?! Ou melhor... dormiu? Temos de quebrar a redoma de vidro que muitas vezes impedem a igreja de se misturar com o mundo. Sim, não se escandalize, a igreja precisa se misturar com o mundo. Mas não do jeito que a gente está costumado a imaginar, e sim de uma maneira com que a igreja se misture com o mundo para ali fazer a diferença. Porque só se misturando com o mundo que nós vamos poder levar a palavra, só sendo luz no meio da escuridão é que poderemos conquistar pessoas pra Jesus e fazer a diferença. Porque vc já viu alguém fazer diferença num meio em que todos são iguais? Igreja não é lugar pra se fazer a diferença, porque quem está ali já é diferente, já tem o dever de ser diferente. Ali, na igreja, todos são discípulos, todos são chamados, todos são filhos fiéis e amados de Deus, todos ali conhecem a Deus, é um grupo de pessoas diferentes juntas (ou pelo menos deveria ser). E por isso é que é no mundo que a igreja tem que agir, é usando de tudo isso que falei acima e mais, pra poder chegar sendo reconhecido em todos os lugares que estiver. A igreja é você, a igreja sou eu, irmão. A igreja é em nosso coração, nosso corpo, nosso pensamento. 
Por isso devemos quebrar a redoma de vidro que nos impede de mostrar a igreja pras pessoas, de fazer o papel de igreja, porque tudo começa em nós, as pessoas vão conhecer a Cristo através de nós e conhecer o porque de sermos igrejas de Cristo, porque é dentro de nós que Ele habita. Nós somos templo do Espírito Santo, lembra?
O problema é que hoje em dia a igreja em geral tem ficado só no lado metafísico, o empírico sumiu, desapareceu, dormiu. Caso você não saiba, o metafísico é só a parte teórica da igreja, é aquilo de todo crente saber de cor as histórias da bíblia mas agir como se não soubesse; é saber decorado toda a história desde a criação do mundo até o Apocalipse e agir como se os olhos e os ouvidos fossem tapados. É não sentir o poder de tudo aquilo que sabe, tudo aquilo que conhece. E o empírico é o colocar em ação. Transformar aquilo que já está gravado em nossas mentes em ação, sentir a Palavra, sentir o amor de Deus através dela e passar adiante, é fazer o que a Palavra diz.
E a igreja, tem sido mais metafísica ou empírica? Tem guardado só pra si a palavra que nem sequer sente mais, ou tem exposto a todos as bênçãos daquilo que a gente lê, que a gente vive?
Acorda igreja. Acorda eu, acorda você. Acorda para fazer a diferença, acorda e sacode a poeira, deixa de lado tudo aquilo que atrapalha a comunhão e o entendimento da palavra. Busca a Deus, clama a Deus, faça a diferença, quebra a redoma de vidro. Transmita a palavra!

“Sacode-te do pó, levante-te e toma assento, ó Jerusalém; solta-te das cadeias de teu pescoço, ó cativa filha de Sião. “ Isaías 52.2

2 comentários:

  1. Evangelismo é anunciar as boas novas,e só podemos anunciar se na verdade irmos até onde as pessoas que precisam ouvir estão,e é claro que elas não estão na igreja,portanto é necessário se misturar nesse sentido que foi colocado.E como um soldado que vai à guerra ter o cuidado para não sermos pegos em nenhuma armadilha.todo cuidado é pouco.Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí irmão(a), é necessário irmos até aqueles que precisam e isso inclui o nosso trabalho, escola, faculdade.. levarmos as boas novas e vivermos nossa fé em todo lugar; tem até aquela citação q diz que de 100 pessoas, 1 lê a bíblia e 99 leem o cristão..por isso a necessidade de vivermos uma vida cristã genuína q vá além das 4 paredes da igreja. Por isso se preparar espiritualmente é necessário, para sermos bons soldados na luta. Como vc disse, todo cuidado é pouco. Grande abraço e obg por comentar, Deus abençoe :D

      Excluir