terça-feira, 29 de março de 2011


“Quando se deitar não terá medo, e o seu sono será tranquilo a noite inteira. Você não ficará preocupado com os desastres que caem de repente como uma tempestade sobre os maus. Pois o Senhor Deus lhe dará segurança e nunca deixará você cair numa armadilha” Provérbios 3: 24-26 NTLH

                O que antecede esses versículos é a fala de Salomão dizendo que devemos ter sempre sabedoria e compreensão e nunca nos afastarmos delas (v 21). Quem já teve a oportunidade de ler o livro de Provérbios, sabe que ele trata sobre como se obter a sabedoria e ensinamentos éticos e acerca de viver uma vida reta perante Deus. E esses versículos que eu destaquei também nos levam a dois desses pontos: sabedoria e compreensão. Qual a importância de se ter uma mente sábia, até em coisas que julgamos menos relevantes? Porque a sabedoria nos leva a ter uma vida reta, pura e menos condenável perante Deus. E como consegui-la? Buscando a Ele. Quantas pessoas vemos que não estão nem aí pros ensinamentos de Deus, são imprudentes e depois querem pedir a Deus que cuide delas. Deus é rico em misericórdia, mas as escolhas são NOSSAS. Nós decidimos o que fazer da vida, então, se você escolhe mentir pra sua mãe pra ir a uma festa escondido, e depois ela descobre, não adianta nada ficar desesperadamente pedindo a ajuda de Deus pra que ela não te coloque de castigo, né? Muitas das dificuldades e desesperos que os cristãos passam, é por fazer escolhas erradas, é não ouvir a voz de Deus, é não atentar para a sabedoria que vem Dele (Pr 3:6).

                E porque aqueles versículos em destaque lá em cima? Porque quando eu li esse trecho, logo me veio à cabeça o desespero de muitos que dizem confiar no Senhor nos dias de hoje. São pessoas que não conseguem dormir uma noite inteira sem acordarem com medo, sem não ficarem desesperadas com medo de tsunamis, furações. São pessoas que ao invés de entregar tudo nas mãos do Senhor e buscarem a sabedoria que vem do alto, só se atentam a inteligência dos moradores da Terra (Pr 3:5). E não é isso que Deus quer, gente. Deus quer é que confiemos nEle, que entreguemos tudo nas mãos dEle, porque sabe o que faz. Ele quer que a gente queira buscá-Lo, que queiramos ter a sabedoria e a compreensão que vem dEle; porque quando começarmos  adquirir essa benção, que é a de ter sabedoria em Deus, obedecê-Lo e glorificá-Lo, não ficaremos mais preocupados com nada que não mereça nossa preocupação, nós não vamos ficar com medo de coisas mundanas, afinal, Deus vai estar no controle de absolutamente tudo em nossa vida. Mas pra isso precisamos entregar o controle a ELE, precisamos querer isso, pois Ele não vai nos obrigar a nada.
                Deus só quer que você O busque...
“Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra.” (2 Crônicas 7:14)

E aí, algum “porém”, algum “mas”, depois dessas palavras do Deus Altíssimo?

“Escutem! A sabedoria está gritando, a compreensão está chamando em voz alta. A sabedoria está nos altos dos morros, na beira da estrada e nas encruzilhadas dos caminhos. Está na entrada da cidade, perto dos portões, gritando: ‘Eu estou falando com todos vocês e faço um pedido a todos os moradores da terra. Você é jovem e sem experiência? Aprenda a ser prudente. Você é tolo? Aprenda a ter juízo’.” (Pr 8: 1-5)
“Para a pessoa que tem compreensão, tudo é claro; tudo é fácil de entender para quem é bem informado” (Pr 8:9)
E onde achar essa compreensão, essa informação? Como aprender a ser prudente, como aprender a ter juízo?
Lendo a ÚNICA regra de e prática do cristão: Bíblia.

2 comentários:

  1. meu perfeito,curti pakas pq sempre leio proverbios,mto bom o/

    ResponderExcluir
  2. que bom que gostou vini, provérbios é um livro maravilhoso demais!

    ResponderExcluir