domingo, 19 de maio de 2013

“Tudo que é proibido é mais gostoso!”


 Bom galera, o texto de hoje foi escrito no dia 14 de maio de 2011, ou seja, há mais de dois anos atrás. Me lembrei dele esses dias e senti de postá-lo aqui. Por isso digo e insisto que quando registramos aquilo que Deus nos ensina, aquilo nos abençoa não só na hora, mas depois também. Olha o fruto aqui! 

“Tudo que é proibido é mais gostoso!”


Provavelmente você já deve ter escutado ou lido essa frase em algum lugar. E o mais incrível de tudo: talvez você já tenha escutado ou lido, partindo de alguém que se diz cristão. O que não é de se assustar nos dias de hoje, já que vivemos em meio a uma geração cristã que mais está em busca de ganhar o mundo inteiro, do que a própria salvação. Mesmo que a primeira opção não valha absolutamente nada (Marcos 8:36).
                O que temos visto hoje é que sim, muitos tem pecado e tem gostado disso. Muitos têm encontrado o seu prazer nas coisas passageiras desse mundo e não no maravilhoso amor de Cristo.. e esses “muitos” não estão envolvidos os do mundão, que não conhecem a Deus não. Esses muitos são os que se dizem crentes, frequentadores de igrejas, participantes da obra do Senhor. Cada vez mais, as igrejas tem tido que quebrar paredes porque já não cabem mais tantas pessoas dentro do templo, mas será quantas dessas igrejas realmente tem aumentado por causa de Cristo? Será que realmente, o motivo de tantas igrejas crescerem e tantas outras abrirem, é o evangelho?
                Ou será que as pessoas têm entrado nas igrejas atrás só de um evangelho bom, de promessas, de alegrias sem fim... e tem esquecido a parte do “leve a minha cruz” ou “no mundo passareis por aflições”...? Será que a igreja não tem se tornado um clube social tal, que já não tem mais o discernimento do que é o certo e o errado? Porque quando quase toda uma geração deixa de lado a vida cristã verdadeira e é corrompida pelo mundo... algo de errado deve estar acontecendo. Cadê a leitura da bíblia? Porque tantos tem pecado e tem achado que o proibido realmente é mais gostoso?
                “A falta de juízo é como uma mulher espalhafatosa, tola e sem vergonha. Ela senta-se à porta da sua casa ou num banco no lugar mais alto da cidade e grita aos que passam preocupados com os seus negócios: ‘Entre, gente tola!’ E diz às pessoas que não têm juízo: A água roubada é mais gostosa; o pão furtado é mais saboroso.’ Mas os convidados dela não sabem que aqueles que vão à sua casa morrem e que os que entraram já estão nas profundezas do mundo dos mortos.” Provérbios 9: 13-18
                O texto de provérbios é bem claro quando diz que as pessoas que seguem a falta de juízo só chegarão a um único final: a morte. E essa falta de juízo não vem feia, mostrando logo que levará a morte. Ela vem bonita, fazendo apelos maravilhosos e ensinando caminhos errados que são agradáveis aos olhos, logo, não parecem tão errados assim.  E quem a segue, não segue a Jesus. Porque se o fim da falta de juízo, que é tão “atraente”, é a morte, não tem como o fim da vida que segue o completo juízo e sabedoria acabar no mesmo lugar. Quem segue a Jesus não tem nem fim, tem a vida eterna, isso sim!
                Mas porque tantos têm gostado do errado? Gostado da falta de juízo?Porque tantos cristãos têm pegado pra si essa insensatez e não querem largar? Tem assumido que tudo o que é proibido é mais gostoso?
                Porque falta a sabedoria! Falta a leitura da Palavra! Falta o amor à Cristo! Cadê os adolescentes e jovens que fazem a diferença? Que vivem pra Cristo? Como diz lá em salmos 1:
“Felizes são aqueles que não se deixam levar pelos conselhos dos maus, que não seguem o exemplo dos que não querem saber de Deus e que não se juntam com os que zombam de tudo o que é sagrado!”
Que todos nós possamos buscar essa felicidade verdadeira e única, não os enganos desse mundo perverso que tenta nos comprar a todo o momento com ideais conturbados como o do tema do texto de hoje. Que não nos endureçamos pelo engano do pecado e comecemos a pegar “manias” pecadoras! Não! Que a nossa vida seja como o salmista prossegue, no salmo 1:
“Pelo contrário, o prazer deles está na lei do SENHOR, e nessa lei eles meditam dia e noite. Essas pessoas são como árvores que crescem na beira de um riacho; elas dão frutas no tempo certo, e as suas folhas não murcham. Assim também tudo o que essas pessoas fazem dá certo.”
Que Deus os abençoe e os guie para não achar que o que é “proibido é mais gostoso”, mas que o que é santo é infinitamente maravilhoso!

Amém.
Beijo, Arlene.

sábado, 11 de maio de 2013

Mais do que os milagres


“Certo dia Jesus estava perto do lago de Genesaré, e uma multidão o comprimia de todos os lados para ouvir a palavra de Deus. Viu à beira do lago dois barcos, deixados ali pelos pescadores, que estavam lavando as suas redes. Entrou num dos barcos, o que pertencia a Simão, e pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia. Então sentou-se, e do barco ensinava o povo. Tendo acabado de falar, disse a Simão: "Vá para onde as águas são mais fundas", e a todos: "Lancem as redes para a pesca". Simão respondeu: "Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes". Quando o fizeram, pegaram tal quantidade de peixe que as redes começaram a rasgar-se. Então fizeram sinais a seus companheiros no outro barco, para que viessem ajudá-lo; e eles vieram e encheram ambos os barcos, a ponto de quase começarem a afundar. Quando Simão Pedro viu isso, prostrou-se aos pés de Jesus e disse: "Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador!” Pois ele e todos os seus companheiros estavam perplexos com a pesca que haviam feito, como também Tiago e João, os filhos de Zebedeu, sócios de Simão. Então Jesus disse a Simão: "Não tenha medo; de agora em diante você será pescador de homens". Eles então arrastaram seus barcos para a praia, deixaram tudo e o seguiram. 
Lucas 5:1-11




Essa passagem é linda, mas eu grifei a segunda metade do versículo 10 e o 11 porque só neles é que eu consegui captar a essência do que Deus quis me ensinar nesse texto.
Você deve ter percebido que essa passagem narra um dos milagres de Jesus, e que milagre! Imagine só, aqueles pescadores ficaram a noite INTEIRA tentando pescar algo e não conseguiram NADA apesar de todo esforço(v.5), e Jesus simplesmente os manda lançar novamente as redes e elas voltam cheias, tão abarrotadas que começam a rasgar-se pela quantidade de peixes.. e pronto! Mais um milagre realizado. Agora todos ficaram felizes, adoraram a Jesus e voltaram para suas casas pra assar os peixes ou para suas feiras vende-los.. ops, não é bem isso que aconteceu, porque os milagres não são somente para o nosso benefício, eles são para nos revelar um maravilhoso Deus que anseia para que o conheçamos através do milagre. Na época de Jesus as multidões se apertavam onde Ele estava porque queriam a cura, o milagre e depois iam embora. Mas aqueles que quiseram mais do que os milagres, nós conhecemos os resultados da vida de compromisso deles com o Pai até hoje..
            Nessa situação, Pedro e os outros pescadores estavam completamente maravilhados com o que eles estavam vendo, mas aí é que entra o que o Senhor me ensinou hoje: quando Cristo os chamou para serem discípulos dele, para pescarem homens, a bíblia diz que “eles então arrastaram seus barcos para a praia, deixaram tudo e o seguiram” (v.11). Eles não se preocuparam com os peixes que haviam conseguido, arrastaram o barco pesado, cheio deles (v.7) e simplesmente os deixaram lá. Eles entenderam que o Dono do milagre é muito mais importante do que o milagre em si. Eles deixaram tudo. Eles haviam acabado de receber “a benção” mas não se importaram com ela porque sabiam que seguindo o doador da benção eles teriam muito mais do que aquilo.
            Jesus quer um coração disposto assim como daqueles homens. Ele quer aqueles que veem os milagres mas não se encantam por eles e não esquecem de quem os criou. Ele quer pessoas que busquem mais a Ele do que as suas mãos. Seja você como os pescadores de peixes que se transformaram em pescadores de homens porque abriram mão de tudo e decidiram seguir a Cristo com tudo o que eram. Seja você como um deles.

sábado, 4 de maio de 2013

A melhor coisa



A melhor coisa em andar com Deus é saber que a direção que você está seguindo é segura, firme, eterna. A melhor coisa em abrir a bíblia é ler algo que tem fontes eternas e não simplesmente histórias que se apagarão com o tempo… ler a Palavra é entender que desde que o mundo é mundo um povo louco tem decidido servir ao único Deus que merece ser adorado. E esse Deus é mais louco ainda, por escolher uma galera tão suja e feia pra entregar Seu Filho por eles.
            A melhor coisa em orar é saber que ainda que fisicamente você esteja sozinho, o Seu Pai, que planejou toda a sua vida, está te escutando. E melhor: Ele está ali, pertinho de você. E então Ele te responde e a oração se denomina conversa. Conversa entre Pai e filho, entre amigos.
            A melhor coisa em pertencer a Deus é saber que ainda que eu caia e erre, Ele sempre vai estar lá pra me dar a mão e dizer “Eu te perdoo e te ajudo a não errar mais, porque você está em construção. É minha construção em andamento”.


            A melhor coisa em servir a Deus é servi-lo simplesmente pelo que Ele é.