sexta-feira, 22 de junho de 2012

Onde está seu coração?


“Jesus sentou-se em frente do lugar onde eram colocadas as contribuições, e observava a multidão colocando o dinheiro nas caixas de ofertas. Muitos ricos lançavam ali grandes quantias. Então, uma viúva pobre chegou-se e colocou duas pequeninas moedas de cobre, de muito pouco valor. Chamando a si os seus discípulos, Jesus declarou: “Afirmo-lhes que esta viúva pobre colocou na caixa de oferta mais do que todos os outros. Todos deram do que lhes sobrava; mas ela, da sua pobreza, deu tudo o que possuía para viver.”     Marcos 12:41-44



Há algum tempo eu vinha querendo falar do coração. Pensei em vários versículos, mas pedi pro Senhor me direcionar a um, e lendo Marcos me deparei com essa situação que nos fala muito sobre onde está o nosso coração. E quero compartilhar algumas coisinhas que venho aprendendo e que aprendi com esse texto de hoje.
Nessa passagem, o que mais me chamou atenção, é que a questão toda está no coração. É dele que procedem as fontes da vida (Pr 4.23) e por isso a importância de sabermos onde nosso coração está. Você já se perguntou isso? Já sentou você, Deus e seu coração para acertarem algumas coisinhas? Não? Que tal fazer isso hoje?
Muitas vezes fazemos várias coisas em que estamos mais concentrados no próprio ato de fazê-las do que em como estamos fazendo. E é aí que entra a questão do coração. Porque a viúva pobre colocou na caixa de ofertas mais do que todos os outros? Porque a diferença estava no coração dela. Ela entendeu que o que importa é como nós fazemos e não o que fazemos. As outras pessoas entregavam suas ofertas como algo que era normal a elas fazer; estava sobrando!
A dinâmica do Reino é essa: ou você dá tudo ou você não dá nada. É 8 ou 80. Morno, em cima do muro não serve, lembra? (Ap 3:15-16). A viúva depositou mais porque ela depositou com o coração, ela não sentiu vergonha ou disse “é pouco demais”, ela resolveu entregar não as primícias, mas tudo. E isso alegrou o coração de Deus e deu pra ver claramente que é porque ela percebeu que Deus não tá ligando pro que a gente faz e pra sim, como a gente faz. Eu posso participar de uma campanha em que 900 pessoas se convertam, mas se a intenção do meu coração não for amar aquelas pessoas e glorificar a Deus, Ele não vai aprovar a ação. Da mesma forma que eu se eu ajudo uma velhinha a atravessar a rua, mas com amor no coração, Ele vai se agradar daquilo. Entende como é muito mais real do que possamos imaginar?
As outras pessoas contribuíram também, não contribuíram? e pra quem olha por cima, até muito mais do que aquela mulher, mas o Reino é para aqueles que dão tudo e não o que sobra… Jesus conhece nosso coração e a nossa mente, e os sonda para ver o que está dentro deles, por isso que a importância de saber o que está em nosso coração e como ele está quando realizamos nossos afazeres tem muito valor.
“..Então todas as igrejas saberão que eu que eu sou aquele que que sonda mentes e corações, e retribuirei a cada um de vocês de acordo com as suas obras.” Ap 2:23b
Isso também pode ser trazido para a nossa realidade de serviço e ministério. Quantas vezes não nos movemos, realizamos e fazemos muitas coisas, as vezes porque gostamos da obra, outras porque queremos nos distrair ou porque não temos mais nada pra fazer; e ainda existem momentos que estamos tão envolvidos com os nossos projetos, que não temos tempo para sonhar os projetos de Deus e portanto, damos somente o que nos sobra para Deus e sua obra. Em qualquer um dos exemplos, agimos em total desconsenso com o que Jesus deseja. Porque se eu não sirvo a Deus em casa, na escola, no trabalho, na faculdade, na igreja e etc, com todo o meu coração e me importando mais em como estou fazendo do que no que faço de fato, eu não posso agradar a Jesus. Porque? Porque aí eu passo a dar o meu resto, e definitivamente, Jesus não precisa mesmo de mim pra nada, mas Ele resolve me usar, então, com todo temor e tremor, ou eu entrego TUDO a Ele, ou eu vou ser vomitada, mais cedo ou mais tarde… (Ap 3:16)

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Tua é a glória

Eu tenho postado textos de alguns amigos, porque acredito firmemente que escrever é algo que nos ajuda a entender ideias e muitas vezes a gente mesmo.. e quando o assunto é Deus, além de nos ajudar ainda ajuda o outro..porque afinal, devemos compartilhar tudo o que temos com os irmãos e principalmente o que recebemos de Deus. Do que adianta receber e não passar adiante?? Por isso hoje o texto é de um grande irmão em Cristo Wendell Albino que tem compartilhado muito do Senhor comigo e vai compartilhar com vcs agora também.



"... porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém." (Mateus 6:13)

Se existe algo que me deixa aterrorizado, impressionado e incapacitado de ficar até mesmo de pé é diante da glória de Deus. Não que eu tenha visto como o profeta Isaías viu o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono e os serafins acima dele (Isaías 6.1-2), mas a presença do Senhor na minha vida e a sua Palavra me fazem querer adorá-lo assim como os serafins clamam "Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória." (Isaías 6.3).

Jesus, quando nos ensina sobre a oração, diz no final que de Deus é a glória para sempre. 
Mas qual será o tamanho da importância desta palavra?

Por estar apenas no final da oração que Jesus nos ensinou não significa que seja de pouca importante. Na verdade isso é muuuuito importante!

Já ouviu falar com o que aconteceu com o rei Herodes Agripa I? Ele foi ferido pelo o anjo do Senhor e comido por bichos porque não deu glória a Deus! (Atos 12.23) . Isso realmente aterrorizou a população de Jerusalém. 
 
E em nossas vidas? Quantas vezes deixamos de dar a glória a Deus? Se não fosse a misericórdia do Senhor será que estaríamos vivos agora?

Ás vezes parece ser fácil dar a glória a Deus mas só de boca para fora.

"Talvez, uma das mais difícil lutas da vida cristã é aprender esta sentença: 'Não a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória' (Salmos 115.1). Está é uma lição que Deus está sempre nos ensinando e, às vezes, por meio da mais dura disciplina. Se o crente começa a gloriar-se: 'Posso todas as coisas', sem acrescentar : 'Naquele que me fortalece' (Filipenses 4.13), logo terá de lamentar: 'Eu não sou nada' e afligir-se até o pó. Quando fazemos algo para o Senhor, e Ele se agrada em aceitar nossas realizações, devemos lançar nossa coroa aos pés dEle e confessar: 'Não eu, mas a graça de Deus comigo' (1 Coríntios 15.10)! " C.H Spurgeon 

Sem Deus onde nós estaríamos? Será que somos merecedores de nos glorificar em nossas ações? Mesmo em nossas obras pelo Reino somos nós que deveríamos levar o crédito?

Devemos aprender para nunca esquecer que é o Senhor que nos mantém e nós o servimos para glorificá-Lo. 
"Porque Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas. A Ele seja a glória para sempre! Amém." (Romanos 11.36).

Que nosso objetivo maior seja a glória de Deus! 

Abraços!

Wendell Albino Silva 

terça-feira, 12 de junho de 2012

Transformai-vos


“E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12.2


                Transformação. É bem isso que Deus tem desejo de fazer com nossas vidas, tanto que Ele tem nos dado todas as oportunidades e meios possíveis para que isso aconteça(1Pe 1:3). Nesse feriado participei de um encontro regional de UPA’s (União Presbiteriana de Adolescentes), chamado REUPAS que reuniu uns 900 adolescentes do RJ, SP, ES e MG e o tema foi bem esse do título, baseado em Romanos 12.2. Acredito que nasceu no coração de Deus a vontade de realizar esse encontro e foi Ele mesmo quem fez brotar no coração dos líderes toda a vontade e as direções do evento.
                Só Deus sabe o quanto esses dias foram especiais pra uma porção de adolescentes que ali estavam. Conseguir enxergar ao decorrer dos dias a mudança que estava envolvendo a galera foi simplesmente demais! Se pra mim já foi maravilhoso ver, imagina pra Deus! E com tudo que vivi, tudo que fui ministrada e pude ministrar, a cura de um problema interior que eu já vinha carregando há um tempo, as amizades no Senhor feitas, os laços estreitados, a presença tão forte de Deus naquele lugar… com tudo isso, eu só posso dizer a você que ainda existe chance pra você. Ainda existe chance pra você receber de Deus, pra você se encontrar com Ele e pra você sentir o amor dEle em sua vida, limpando e curando todas as suas feridas, te fazendo alguém diferente.
Transformai-vos. Isso é o que a Palavra diz, e pra sofrer essa transformação também é preciso força de vontade, trabalho e expectativa no Senhor. Eu criei expectativas, e elas foram mais que superadas! Deus agiu muito mais do que eu pensei! (.) E Deus nos proporciona isso, é só querer! É só dizer “Deus, eu estou disposto a te amar além de mim mesmo, além do meu egoísmo, da minha vida vazia e chata, eu quero TE SERVIR!” Fala de coração e busca isso pra ver se algo diferente não acontece! Decida amar a Deus sem esperar nada em troca, decida ler a bíblia e aplica-la em sua vida, porque o evangelho e toda a bíblia se resume à prática, sem prática a Bíblia é só mais um livro jogado na estante pegando poeira. Decida viver a Palavra! Decida colocar todo seu coração na oração. Tome uma posição, decida que não dá mais pra viver essa vida de crente medíocre, de mente dividida, que envergonha o evangelho, que envergonha Deus. Decida não se contaminar (Dn 1:8).
Eu vi uma galera chegando de um jeito e indo embora de outro, eu vi uma galera dizendo no primeiro dia “Eu tenho namorado, mas aquele menino ali é um gato ein!” e no último estar com o olhar angustiado de ver tantas meninas se entregando a um beijo descompromissado. Eu vi gente indo pro encontro escutando toda sorte de músicas indecentes e feias no mp3, e depois de uma mensagem deletando todas essas sujeiras. Eu vi pessoas chegando de um jeito e indo embora de outro. Eu vi o mover de Deus. Eu vi lágrimas escorrendo, eu vi joelhos no chão. Eu vi uma geração que Deus quer levantar, mas pra fora dos limites daquele sítio, pra fora dos limites do galpão de cultos. É uma galera que vive o evangelho, que ama a Palavra, que ora como um homem às portas da morte, que chora na presença de Deus e ao mesmo tempo ri, que decide honrar os pais mais do que suas vontades egoístas. E isso, eu acredito firmemente que Deus deseja não só para aqueles que participaram desse e de tantos outros encontros transformadores. O Senhor quer isso pra todo mundo! Ele quer isso pra todos que dizem o servir, pra todo que dizem ser a Igreja dEle. Queira isso pra sua vida também!
                Nada paga a maravilha que é exaltar a majestade de Deus, que é ver a vontade dele sendo realizada. Experimente isso e veja se você algum dia vai voltar a ser o mesmo.



Post dedicado a Deus em primeiro lugar, como todo esse blog e toda minha vida, e depois a galera amada: Laís Castro, Rafaela Lessa, Caris Mariana, Rafael e Beatriz Cristina, amei me aproximar de vocês e estreitar laços! Antes éramos colegas que se viam de vez em quando em alguma programação, mas agora vocês são irmãos que me conquistaram de uma forma! Ver a mudança de vocês e viver tudo isso ao lado de vocês impactou minha vida de uma forma fora do normal.. obrigada por tudo. À Carol e Camila Stellet também minhas amadas irmãs companheiras de experiências e vida em Deus! Ao Harley e as tias Raquel, Miriam e Edna.. você são demais!
Tudo valeu muito a pena!!
God Bless!

domingo, 3 de junho de 2012

Um coração sábio

Olá galera! Hoje deixo com vocês um grande e muuuuuuito amado irmão em Cristo, Rodrigo Silva. O Senhor tem feito grandes coisas através da vida dEle e que assim como todos que estão perto dele percebem a presença do Senhor tão forte em seu viver, vocês também possam perceber através dessas palavras.

               



     “Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios.”(Salmo 90.12)

Cresci a minha vida toda ouvindo esse versículo em quase todos os aniversários que estive. O pastor sempre trazia esta palavra com bastante entusiasmo, nos incentivando a refletir sobre nós. Sobre o que passou o que se fez ou deixou de fazer, o que se tem ou não, o que se viveu.
           É bem verdade que essa atitude nos remete há pisar um pouco no freio em nosso dia-a-dia, afinal, não é possível refletir na correria. Convido você para encontrar um “ócio” reflexivo nessa nossa conversa.
          O versículo nos ensina primeiramente a buscar em Deus como fazer isso. Pedir ao Espírito de Deus que nos ensine como contar os nossos dias: “... Eu vos enviarei o Espírito Consolador, que testificará de mim.” Jesus quando disse isso aos seus discípulos estava lhes tranquilizando de que não estariam sozinhos nessa vida, mas teriam a ajuda do Espírito Consolador. De igual forma nós temos o Espírito Santo para nos ajudar a contar os nossos dias, o desafio é conseguir perceber sob o ponto de vista de Deus todo o nosso viver!!   Com Ele somos capazes de perceber o cuidado, provisão, companhia, o Amor e a presença de Deus em nossas vidas. E assim poderemos identificar Sua presença em cada situação. Em João 14, Jesus explica que o Espírito Santo testificará, ou seja, confirmará a existência de Jesus. Por isso, se recebermos essa ajuda vamos verdadeiramente perceber a presença de Jesus do nosso lado seja nos melhores ou piores momentos de nossas vidas. Essa ajuda tem como objetivo alcançarmos em nossos corações a sabedoria: “ Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca procedem o conhecimento e o entendimento. ”(Provérbios 2:6).
Um coração sábio reconhece o cuidado de Deus, reconhece seu amor, reconhece no seu dia- a- dia o agir do Deus “Emanuel”, sempre presente.
Que nossos dias sejam contados no Senhor para alcançarmos a sabedoria que Ele mesmo nos dá através da Sua palavra e assim sejamos tocados por Sua presença.

Deus Abençoe
Rodrigo Silva