quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011


Hoje senti vontade de reler alguns capítulos de gênesis, e li novamente sobre a tão famosa história de José. E é incrível como Deus diz que a palavra se renova a cada manhã e se renova mesmo! Hoje eu já tive um novo ensinamento sobre a vida e as escolhas de José, percebi além de um servo de Deus que sofreu muito, mas depois recebeu a recompensa. No início eu até agi de forma leviana – admito – como muitos cristãos, que às vezes questionam a Deus (às vezes?), nos perguntamos: mas porque tal pessoa precisou passar tanto sofrimento? Não podia ter sido algo mais leve? E com isso tudo o que eu senti no meu coração – que Deus tem um propósito para cada vida. Ele sabe o que cada um necessita e qual é a sua história, e ninguém mais perfeito pra saber o que é o melhor pra você do que aquele que o criou, certo? Ele sabe quais serão as situações que te farão forte e sabe também (assim como nós também sabemos) que Ele podia nos dar a sabedoria a qualquer momento, mas isso não é o ideal. E sabe por quê? Porque Deus quer que a gente faça escolhas. Ele deu o livre arbítrio e também deu as leis para seguirmos – sua palavra – e deseja que parta de nós a vontade, o querer. E também são com nossas experiências que aprendemos muitas coisas sobre a vida, sobre Deus e sobre o mundo. Muitas são as situações que o Pai permite que passemos para que nós mesmos possamos entender e aprender e se aperfeiçoar mais. No caso de José, ele sofreu bastante, foi vendido pelos irmãos, assediado pela esposa de seu patrão e preso injustamente, mas cadê que ele ficou pra cima e pra baixo reclamando? Não! Ele continuava adorando a Deus e fazendo o seu trabalho com excelência onde estivesse, no entanto que na prisão o carcereiro o deixou encarregado de cuidar dos outros presos. Onde mais isso aconteceria? Aliás, com quem mais aconteceria? José sempre foi fiel e embora tenha passado por bons bocados nunca perdeu a fé e nunca desistiu. Ele nunca se desviou do foco: Deus. E foi recompensado grandemente, se tornando assim governador do Egito.
Talvez você não se torne o governador do seu estado, ou o presidente do Brasil, e não chegue nem a ser presidente da associação de moradores do seu bairro, mas Deus vem te dizer que você pode muito sim! Muito quando depositar toda a sua confiança nEle, de fato, se entregar e não se desviar do foco. Todos nós sabemos que é difícil, que por sermos pecadores é bastante complicado resistir às investidas do inimigo e as atrações do mundo; mas quando a gente consegue manter o foco, sem desviar, do nosso Salvador, tudo se transforma. Assim como diz lá em Hebreus 12: 2, que conservemos nossos olhos fixos em Jesus porque é por meio dEle que a nossa fé começa e Ele a aperfeiçoa.. então, se mantermos sempre o foco em Jesus Cristo vai ser bem mais fácil resistir as tentações que o mundo nos oferece, e bem mais fácil também seguir firmes na caminhada com Jesus.
Então é isso, que a gente procure a cada dia nos parecer com Cristo, manter o foco nEle e nos lembrarmos da fé e da perseverança de José, que se fosse qualquer outra pessoa se daria por vencido e abandonaria Deus na primeira dificuldade, mas ele aguentou até o fim e recebeu o fruto da sua obediência, do seu amor. Que possamos amar a Deus tanto, a ponto de termos a confiança inabalável que José tinha pelo Senhor.

2 comentários:

  1. é necessario que sejamos provados para sermos aprovados :D,curti esse post,lembrei das lutas do dia a dia,a luta de se manter separado .

    ResponderExcluir
  2. é necessário que sejamos provados para sermos aprovados [2] é isso aí.. as lutas para se manter separado podem ser difíceis e exigir muita dedicação, mas a recompensa é infindavelmente maior ;D

    ResponderExcluir