quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Dê a Deus o Seu devido lugar





“O rei Davi já morava em seu palácio e o SENHOR lhe dera descanso de todos os seus inimigos ao redor. Certo dia ele disse ao profeta Natã: ‘Aqui estou eu, morando num palácio de cedro, enquanto a arca de Deus permanece numa simples tenda’ “.                                      2Sm 7:1-2

A arca do Senhor, no Velho Testamento, significava a presença dEle. Se você ler um pouco mais abaixo, quando Deus fala ao profeta Natã uma mensagem para ele entregar a Davi, diz “Você construirá uma casa para eu morar? Não tenho morado em nenhuma casa desde o dia em que tirei os Israelitas do Egito”(v.5,6). Sendo a Arca do Senhor, a Sua própria presença, Davi caiu em si e percebeu o que estava fazendo: Enquanto morava em um grande palácio, a arca do Senhor, ou seja, Ele mesmo, estava numa simples tendinha! Davi reconheceu que havia algo errado e por isso decidiu mudar a situação.
Lendo essa passagem e tendo essa breve interpretação, pude perceber o quanto temos agido como Davi nesses dias, temos vivido em nossos lindos “palácios de cedro” e temos deixado Deus com uma simples “tenda” do lado de fora. Ou seja, muitas vezes usufruímos de tudo que temos, aproveitamos ao máximo nossa TV de LED, nosso computador novo, nossa nova coleção de livros, nosso carro do ano, dedicamos tanto tempo na academia para termos o corpo perfeito.. e não percebemos que a alma tá precisando há muito tempo de uns exercícios, porque daqui a pouco vai morrer atrofiada e sem saúde alguma (1Tm 4:8), e Deus nisso tudo acaba ficando lá, guardadinho no quarto dos fundos, que nós só lembramos de visitar quando alguma coisa dá errado e precisa das “ferramentas de conserto” que em geral ficam nesses quartinhos. Ou então, pros mais crentes, antes de dormir dá pra dar uma passadinha rápida lá no quartinho e ver como Ele está, trocar algumas palavras, agradecer pelo dia e pedir que abençoe o sono, pra que no dia seguinte tenha bastante disposição pra poder fazer aquele monte de coisa que não lembram Deus num só momento.
Se você ler o resto da fala de Deus a Natã (do versículo 5 ao 16) verá o quanto Deus ficou feliz com aquela atitude de Davi e fez várias promessas maravilhosas a ele. Com isso podemos perceber que Deus se alegra quando tomamos a decisão de honrá-Lo em nossas vidas, quando percebemos que temos dado muito pouco a ele e o colocado como o último e escolhemos transformá-lo no mais importante e tirá-lo do quartinho dos fundos e dar a Ele toda a casa, Ele se agrada de nós e começa a agir em nossas vidas, porque como Ele pode mostrar a sua vontade, falar ao coração e dirigir nos passos da vida quem só fala com Ele 2 minutos por dia e nem dá tempo pra Ele responder? Ou seja, não abre caminho para um diálogo?
Que hoje você entenda como Davi, que não é merecedor de nada, nem da presença de Deus (cap. 7, v 18 a 28), mas se alegre profundamente porque mesmo sendo do jeito que é, Deus te dá a oportunidade de construir para Ele um Palácio de Cedro, utilizando seu tempo, disposição, amor, vontade, dedicação, coração, alma, entendimento..ou seja, você como um todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário