sábado, 31 de dezembro de 2011


Há uma história sobre o escritor G. K. Chesterton, cuja conversão à fé cristã causou comoção na Inglaterra, numa época em que não se esperava que as pessoas mais inteligentes (e Chesterton era um gênio) cressem. Diz a história que ele estava parado numa esquina em Londres, quando se aproximou um repórter de um jornal e disse-lhe:
- Senhor, fiquei sabendo de sua recente conversão ao cristianismo. Posso fazer-lhe uma pergunta?
- Claro.
- Se o Cristo ressurreto aparecesse bem agora e ficasse em pé na sua frente, o que o senhor faria?
Chesterton olhou fixamente para o rapaz e respondeu:
- Ele está aqui.


Pense nisto por um momento: ele foi crucificado, morto e sepultado. E agora está vivo, ressuscitou. Será que há alguma coisa que não seja afetada por isso?



Brennan Manning

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Não deixe que sua fé morra



Todos nós temos que ver alguma coisa e estamos tão acostumados com a ciência que isso afeta nossa vida espiritual.
Vejamos a definição de ciência, para mostrar melhor o que escrevo.
" conhecimento claro e evidente de algo, fundado quer sobre princípios evidentes e demonstrações, quer sobre raciocínios experimentais, ou ainda sobre a análise das sociedades e dos fatos humanos"Michel Blay
Nossa vida não pode estar sendo baseada só em evidências, provas, isso acaba com a nossa fé. Motivo pelo qual não se tem tantos milagres quanto antes.
Eu pergunto se realmente somos bem-aventurados, ou mais que felizes, porque acreditamos em Jesus e no Seu poder e cuidado com a nossa vida.
Pense nisso, "Bem-aventurados os que não viram e creram." João 20:29

Será que somos realmente felizes não importando se temos isso ou aquilo, ou estamos nos degradando esperando algo e não a ação de Jesus.
Não é extremista essa frase querido irmão ou irmã, é apenas um puxão de orelha que Deus está nos dando, para sermos gratos, não importa se estamos vivendo com muito ou com nada, sozinhos ou com um cônjuge. Tudo isso tem que ser menor, mínimo, diante de Jesus.

Vamos tirar a incredulidade, vamos parar de sermos como Tomé. "Disse Jesus: Chega aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; chega a tua mão, e mete-a no meu lado; e não mais sejas incrédulo, mas crente." João 20:27 

Que Deus nos ajude a cada dia.


Áttila Borges



segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Faith + Hope + Love


“Portanto, agora existem estas três coisas: a fé, a esperança e o amor. Porém a maior delas é o amor.”  1Co 13:13


Na verdade mesmo, eu não ia escrever minha retrospectiva hoje não. Dormi ontem pensando em fazer, acordei e já não tinha tanta certeza, depois eu resolvi que escreveria lá pro último ou penúltimo dia do ano.. mas cá estou eu. Agora, pra poder ministrar quem sabe, aos corações que como o meu um dia estiveram tão desesperançados, tão “deixa a vida me levar” e que precisam de uma certeza maior pra que a vida ganhe sentido. Eu posso me lembrar de onde e como eu estava há um ano atrás. E no sentido espiritual, eu poderia estar em um milhão de lugares, mas nenhum deles poderia se chamar “Centro da Vontade de Deus”. E analisando no que minha vida se tornou e dando uma olhada rápida pra tudo que vivi em 2011, ao olhar pra minha direita e ver o jornalzinho dos adolescentes lá da minha igreja local e tudo o que Deus fez em nós nesse ano, ao olhar pra cima e ver em meu mural de fotos pendurado na parede quantos momentos incríveis eu vivi.. e também ao encarar os fatos de que nesse ano passei a maior barra da minha vida, a maior luta interior que já tive..posso perceber que Deus esteve presente em cada momento. O seu amor se moveu por trás de cada situação e hoje posso ver seu amor me sustentando. E o quanto cada dia que passa eu sou mais confrontada a permanecer nesse amor que deu tudo por mim, pois não há nada que eu possa realizar que vá fazer Deus me amar mais ou menos. Ele me ama e ponto.
             Posso resumir meu ano de 2011 como o melhor ano da minha vida, porque foi o primeiro ano que Deus esteve no centro. Foi o primeiro ano que as alegrias foram verdadeiras, que as lágrimas também, que os meus melhores momentos foram providos por Ele e que tenho certeza, momentos que tem valor eterno. Eu nunca tinha vivido a comunhão com Deus e não esperava que pudesse ser tão transformador dessa maneira. Eu abri mão de muita coisa e sei que ainda existe muito a abrir mão, mas tudo valeu muito à pena.
            A minha mensagem hoje pra você não é passar como Deus agiu em minha vida esse ano e tal, mas sim através disso querer te mostrar que Deus é real e Ele pode sim realizar coisas estupendamente maravilhosas em sua vida. Se algo está tentando te segurar aqui, preso no meio, não te deixando alcançar maiores alturas no Senhor, busque e espere. Tenha paciência que a coisas vem no seu curso natural. Quando vc se dispõe a Deus, busca em oração, em Palavra e tudo o que te remeta a Ele, vai colocando em prática tudo isso e esperando.. esperando porque nós somos como um vaso, que a cada dia vai se enchendo com uma gotinha até transbordar. Muitas vezes queremos ser transformados logo, de uma hora pra outra estarmos cheios de Deus, cheios da palavra, pregando e fazendo a diferença em tudo.. mas não é assim. Essas coisas vem a medida do nosso relacionamento com o Senhor “Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça e todas as coisas lhe serão acrescentadas”(Mt 6.33). Com esse pensamento, com paciência, mas sem nunca estar parado, colocando tudo que aprende em ação e não se condenando por tudo que vc ainda não consegue fazer, mas confiando e aguardando que o Senhor esta agindo em vc dia após dia, é que conseguirá, sem nem perceber, ser um servo melhor, exercer diferença nesse mundo, ter e passar mais de Deus pras pessoas.
            Foi isso que aconteceu e acontece comigo. Deus me conquistou pelo amor (por isso o versículo do início), e através dele me deu fé e esperança de buscar a Ele e esperar, que tudo ia se acrescentar. E acrescentou de forma que eu nem podia imaginar!
            Eu nunca imaginei que Deus pudesse transformar tantas vidas e colocá-las juntas para crescerem e influenciarem muitos, e serem canais para o resgate de tantos. Vivi isso esse ano e sabe aquele medo que muitos tem, quando pensam que nada é tão bom pra continuar sendo da mesma maneira pra sempre? Esse medo não faz parte de mim. Estranhamente, isso se chama fé. E também esperança, de que o meu Deus começou a boa obra em nós e irá terminá-la até o dia de Cristo(Fl 1:6). É aquela sensação gostosa de que o próximo ano guarda muitas surpresas, só porque Deus está sendo colocado desde já no centro. Todas minhas expectativas pra esse novo ano que se inicia estão no Senhor e sei que como foi nesse ano, as mais belas histórias que terei pra contar serão aquelas proporcionadas pelo Senhor. Por isso Deus, seja minha vida o centro da Sua vontade nesse novo ano e que a boa obra que o Senhor começou em mim em 2011, continue em 2012..e até o último dia da minha vida.
            E eu não poderia terminar essa postagem sem antes agradecer a Deus pela comunhão do Seu Corpo, que de forma maravilhosa se tornou verdadeiramente uma família esse ano, sem distinção de idade, classe social, “círculos de amizade” ou panelinhas. Obrigada Deus por ser e estar presente na vida de cada um desses que fazem, depois do Senhor é claro, a alegria da minha vida. Meus queridos irmãos, eu amo muito vocês e preciso de cada um... que em 2012 nossa irmandade se testifique ainda mais no Senhor!


Marcela Santos, Raphael Lopes, Hugo Diniz, Carolina Stellet, Camila Stellet, Paula e Victor, Tatá e Aline, Reinaldo, Inthely, Vanessa Cristina, Tia Rosane, Rafael Feijão, Felipe Braga, Bruna Borges, Áttila Borges, Cláudia e Enaldo, Tamar.. e tantos outros, irmãos, mesmo que o nome me falhe a memória no momento, todos aqueles que sabem que foram diferença em minha vida nesse ano..meu muito obrigada!

Obrigada, Senhor!!!

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

O trabalhar de Deus

Havia, numa nada pacata cidade de interior, uma igreja que tinha um número bom de jovens. E eram jovens cheios de paixão pelo Senhor. Esses jovens organizaram uma cantata e sem muito tempo para grandes ensaios, trabalharam duro e deram seu melhor. Não se continham de expectativa em agradar a Deus no grande dia da ministração. E o dia chegou. E foi benção. E adoraram a Deus. E tiveram grandes experiências.
            Os meses se passaram e no mesmo ano, esses jovens decidiram fazer outra cantata. Da mesma forma trabalharam, deram duro e em três meses ali estavam eles para ministrar outra vez. A princípio, seria somente um dia de ministração da cantata como na anterior, mas alguém deu a ideia de fazerem em dois dias, sábado e domingo. E alguém já direcionado por Deus.
            O primeiro dia da segunda cantata do ano chegou e todos estavam alegres. Passaram o dia todo na igreja arrumando a iluminação e dando os últimos retoques no som, música e tudo mais. E finalmente o relógio marcou: 19:30 e a cantata começou. Só que algo estava errado. Algo estava desconjuntado. As falas do teatro se embolaram. O coral errou a entrada logo na primeira música! A caixa de som do retorno gerou inúmeras microfonias de estourar os tímpanos de qualquer um, e depois ainda parou de funcionar. E por isso o som geral diminuiu, o grupo ficou sem referência e todos ficaram inseguros. Por não ouvir direito a referência, o coral errou gravemente outra entrada de música. Ao chegar ao fim, a maestrina colocou as mãos nos olhos e chorou. O grupo todo se frustrou. E ao ir lanchar depois de terminado o culto, eles conversavam. Rolaram até lágrimas.
            O que aconteceu?? O que aconteceu?! Hum. O trabalhar de Deus, isso que aconteceu. Duas situações aconteceram ao grupo: Metade foi insegurança porque agora eles tinham uma aula de canto e aprenderam muitas técnicas a serem aplicadas e estavam com receio de “errar” e sem contar a preocupação com que toda a igreja ia achar. A segunda foi o “salto alto”, ou seja, a confiança de achar que sairia tão “bom” quanto da última vez. Mas o que o grupo havia se esquecido, é que da última vez eles foram com a humildade pura de quem não sabia muito, mas estava disposto a adorar a Deus com o que tinha. E se esqueceram também que da última vez eles foram preocupados mais com o que Deus ia achar do que com o que os homens iam achar. Na primeira cantata, aconteceram erros de som, mas pra cada um deles era aquela coisa natural do “acontece; não vamos perder o foco do porque estamos aqui”, já na segunda cantata cada erro era como um tiro no coração, que fazia o grupo até recuar, na maneira figurada de dizer.

            E foi nítido o aprendizado. E foi nítido o trabalhar de Deus na humildade, na dependência. “Ei, vocês não são nada sem Mim não, ein. Podem ter a voz mais perfeita do mundo, a referência melhor possível, encher os olhos dos homens, mas se não fizer brilhar os meus, de nada vai adiantar” E foi como um baque. O ministério todo, cada um em sua mente “Deus trabalhou”, e aí eles puderam aprender que quando se preocupa muito com o que homens vão pensar, com muitos detalhes técnicos, arrumações, afinações e tudo mais (não que isso não seja necessário, porque é e muito, devemos fazer a obra com excelência, mas nunca deixar isso ultrapassar o foco principal da adoração ao Pai) e tira-se o foco do principal que é a adoração a Deus.. as coisas saem como saíram. O grupo errou coisas que nem nos ensaios haviam errado e com isso Deus mostrou mais uma vez quem é que manda. Não porque Ele precise esfregar na cara da gente que Ele é o maior de todos, o Soberano, o Dono de tudo; mas porque a gente precisa aprender isso pra poder viver uma vida de humildade, amor e dependência dEle. E situações como essa precisaram acontecer ao grupo pra eles verem que sem Deus não rola, não vai, não engata. Deus tem um coral de anjos com uma afinação perfeita e harmonia sem igual só pra Ele o tempo todo e porque circunstâncias Ele sairia desse lugar extraordinário pra poder se mover no meio dos louvores do Seu povo (Sl 22.3)? Só se esses louvores forem de coração, em Espírito e em Verdade. Só se esses louvores tiverem uma essência de amor tão grande a ponto do Criador do Universo se mover nele. Mas e se forem só músicas com letras de adoração, mas que quem canta está preocupado mais com a afinação, se o som está bom, o porque da caixa de som estar dando problema... sinceramente? Ele passa longe de algo assim.
            Mas o grupo aprendeu. Ô se aprendeu. E a maestrina, no segundo dia de cantata, horas antes do início, ainda ousou ir além e propor a pergunta: “E se hoje acontecer que nem ontem? Com todas as falhas? Estaríamos dispostos a cantar mesmo assim?” Que difícil...mas aí o que veio à mente naquele momento foi: Se for de coração e se os louvores forem verdadeira adoração, podem acontecer os maiores erros técnicos do mundo, que Deus não vai ligar. E nem eles. O objetivo primordial deveria ser adorar e ser usados por Deus através dessa adoração pra tocar ao menos um coração que fosse. E a maestrina ainda se atreve a mais e disse: “E se a luz acabar no meio da cantata? Nós vamos continuar louvando, porque o que a nossa adoração depende é do coração disposto a louvar ao nosso Rei, ou vamos “tremer na base” porque o instrumental acabou?”
            E nas horas que se seguiram, tudo foi diferente. O teatro fluiu como pessoas que estavam ali gritando em espírito “Glorificado seja o Seu nome Senhor!”, apesar das falas serem totalmente diferentes disso. E no início da primeira música a energia acabou. E eles continuaram louvando, com a certeza de que sim, Deus estava ali e nada ia parar aquela adoração.
            Todo o ministério terminou o projeto da cantata bem diferente de como havia entrado. E Deus realmente trabalhou nas vidas e provou mais uma vez que a adoração é algo importante, sério, de coração e mais gratificante do que qualquer outra coisa no mundo. E mais, ensinou que a adoração também é mais do que só cantar...ela é o mover da vida. Porque se o autor da vida se move nela... E mover de vida gerada em cada ação em nossas vidas, por mais mínimas que forem.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

A VIDA


Jesus é o sopro que gera vida. É o respirar que faz corações baterem muito mais forte do que simplesmente batidas de “existência”. Ele é Aquele cujo só o nome é capaz de mover montanhas; principalmente aquelas montanhas que estão dentro do coração.
                                           
“Então, do pó da terra, o SENHOR formou o ser humano. O SENHOR soprou no nariz dele uma respiração de vida, e assim ele se tornou um ser vivo” Gn 2:7

                Se não for Jesus a presentear VIDA, não vai bastar somente terem corações vazios e almas apodrecidas, verdadeiros defuntos espirituais, só com a vida física, mas sem a mais importante: A VIDA espiritual.
“Derramarei meu espírito sobre toda carne”Joel 2:28 (Aqui a referência é carne como corpo mortal e não carne/pecado); nós carregamos muito mais do que nós mesmos, carregamos o sopro de Deus, o Espírito derramado e por isso mesmo  A VIDA não é só no âmbito espiritual. A VIDA também é carregada no corpo mortal, no coração, na mente, no racional. A VIDA espiritual é expressamente proibida de ser separada de nossas vidas estudantis/de trabalho/amorosas e etc. Se não seria impossível “amar a Deus com toda alma, coração, mente, entendimento e forças”. A vida com o Senhor é A VIDA, não tem divisão “espiritual, “material” e etc.

“Todos os que estavam ali choravam e se lamentavam por causa da menina. Então Jesus disse: - Não chorem, a menina não morreu; ela está dormindo. Aí começaram a caçoar dele porque sabiam que ela estava morta. Mas Jesus foi, pegou-a pela mão e disse bem alto: Menina, levante-se! Ela tornou a viver e se levantou imediatamente” Lc 8: 52-55

                Jesus é o sopro porque é movimento. Ele é o sopro da VIDA porque gera VIDA. Basta uma palavra dEle que mortos ressuscitam, vidas retomam o fôlego e toda nossa vida se torna muito mais fácil de ser mesclada à vida dEle. Sem O sopro dEle, não vai, não rola. O vale de ossos secos só recebe VIDA quando Ele decide desfiar a todos que zombam de sua capacidade, segura na mão do que Ele quer que seja curado, e diz bem alto – Levante-se! Transforme-se! Renove-se! Em mim. Aí o foco de sua cura torna a viver novamente, a  ter VIDA gerada por Aquele que segurou em sua mão quando tudo dizia que não havia mais jeito. E então esse alguém se levanta imediatamente, porque não dá pra continuar onde está quando você recebe VIDA, porque esse alguém é obrigado por si mesmo a mudar de posição, se levantar no ato e ir viver  A VIDA, simplesmente porque ela própria soprou em suas narinas, pegou em suas mãos e mudou sua vida em VIDA, para sempre.

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Inveja?


Seu cálice transborda de alegria. Transborda de graça. Não deve o seu coração transbordar de gratidão?
O coração do menino transbordou. Não no começo, objeta você. Inicialmente ele estava cheio de inveja. Mas, a tempo, ele foi cheio de gratidão.
De acordo com a lenda, ele vivia com seu pai num vale, junto a uma grande represa. Todos os dias, o pai ia trabalhar na montanha atrás de sua casa, e retornava com um carrinho de mão cheio de terra. “Põe a terra em sacos, filho”, mandava o pai. “E empilhe-os em frente à casa”.
E embora obedecesse, o menino reclamava. Ele estava cheio daquela terra. Quando ele via o que os outros tinham, ficava furioso com eles. “Não é justo”, resmungava a si mesmo.
E quando avistava o pai, objetava: “Eles têm diversão. Eu tenho lama”. O pai sorria, punha o braço nos ombros do garoto e dizia: “Confie em mim, filho. Estou fazendo o que é melhor”.
Porém era muito difícil para o menino confiar. Todos os dias o pai trazia o carregamento. Todos os dias o menino enchia os sacos. “Empilhe-os o mais alto que puder”, instruía o pai, enquanto saía para buscar mais. E assim o menino enchia os sacos e os empilhava bem alto. Tão alto, que não podia ver além deles.
“Trabalhe duro, filho” disse o pai um dia. “Estamos ficando sem tempo”. Enquanto falava, o pai olhava para o céu escuro. O menino fitou as nuvens e voltou-se para indagar sobre elas. Mas então o trovão ecoou e o céu se abriu. A chuva precipitou-se tão forte, que ele mal podia ver o pai através da água. “Continue empilhando, filho!” E enquanto o fazia, o menino ouviu um forte estrondo.
A água do rio inundou a represa e invadiu a pequena aldeia. Num instante, a maré varreu todas as coisas em seu caminho, mas o dique de lama deu ao menino e ao seu pai o tempo que eles precisavam. “Rápido, filho. Siga-me”.
Eles correram para o lado da montanha atrás de sua casa, e entraram num túnel. Em questão de momentos eles saíram do outro lado, correram para o alto da montanha, e fizeram uma nova cabana.
“Estaremos seguros aqui”, garantiu o pai ao menino.
Somente então o filho compreendeu o que o pai fizera. Ele havia cavado uma saída. Em vez de dar ao filho o que este queria, o pai lhe deu o que ele precisava. Deu-lhe uma passagem segura e um lugar a salvo.
Não tem o nosso Pai nos dado o mesmo? Uma forte parede de graça para proteger-nos? Uma saída segura para livrar-nos? A quem podemos invejar? Quem tem mais que nós? Em vez de querer o que os outros têm, não deveríamos nos perguntar se eles possuem o que nós possuímos? Em vez de invejosos deles, que tal sermos zelosos por eles? Pelo amor de Deus, deponham os rifles e segurem os cálices. Há suficiente para todos.
Uma coisa é certa. Quando a última tempestade chegar, e vc estiver seguro na casa do Pai, vc não lastimará o que Ele não deu. Você estará estupefato com o que Ele fez.


Inveja pra quê?  “O meu cálice transborda” Sl 23.5
           



Max Lucado 

domingo, 27 de novembro de 2011

Duas velhas amigas completamente novas


Deus realmente valoriza as amizades. Mais do que a gente até. Porque se não, Ele não nos daria tantos amigos. Tantos irmãos em Cristo, em quem confiar. E eu fico maravilhada ao perceber a mão de Deus agindo através da comunhão que uma amizade nascida dEle pode trazer.
            Eu, no início de minha adolescência fui a maior crente meia boca, que não entendia o real significado de ser cristã e passei por uns bocados sendo “crente-esquenta-banco”, mas meu Deus rico em misericórdia me tirou do encharco de lama e refez toda minha vida. E o que eu fico muito admirada em ver é que Ele realmente tem tudo sob controle. Eu e a minha linda amiga serva do Senhor Marcela, passamos por esses anos de “crente-fachada” juntas, e a gente nem sabia que existia erro nisso. Até que ela teve de se mudar. Nós fazíamos tudo juntas e nossa amizade era realmente muito forte, mas..agora existiriam sete horas de distância que nos separariam. Foi uma tristeza sem fim e sofremos muito; depois que ela foi embora, no começo do ano passado, eu fui viajando a casa dela 2 vezes e ela retornou aqui uma vez. A amizade continuou a mesma de sempre. Mas aí..Deus mudou minha vida no início de 2011. E também mudou a dela. De formas diferentes, em locais totalmente distintos, mas Ele estava trabalhando em minha vida e na dela também. Nos deparamos então com duas velhas amigas completamente novas. Uma mesma amizade, mas com as amigas totalmente transformadas. E então eu pude perceber que Deus já tinha um plano quando lá na sétima série me fez cair na mesma turma de uma menininha decidida que era fissurada por roupas, maquiagens e tudo mais. E que depois se tornou numa rockeira daquelas e que agora é uma jovem linda, com um coração totalmente novo que busca viver para o Criador do Universo.
            E o mais belo nisso tudo é ver que Deus já tinha nos escolhido e esperou o momento certo, determinado por Ele pra gente se tornar servas reais. E eu me arrisco a pensar, que talvez, a ida dela pra outro estado tenha sido decisiva no plano de Deus pra que nós duas hoje pudéssemos ligar uma pra outra e passar uma hora no telefone dando conselhos uma pra outras com base no Senhor Jesus, e terminar a ligação com uma oração linda, feita por duas amigas tão distantes fisicamente, mas que ao orar ao Deus que está aqui comigo e lá com ela, nos tornamos muito próximas, ligadas em amor, ligadas pelo Espírito dAquele que mudou pra sempre nossas vidas e consequentemente, nossa amizade.
O que Deus constrói, não existe distância capaz de destruir.             

“Assim como os perfumes alegram a vida, a amizade sincera dá ânimo pra viver” Pr 27:9

sábado, 26 de novembro de 2011

Semelhante a Cristo


Eu acredito que o chamado para todo cristão é ser parecido com Cristo. Isso é bíblico. E sei que pra ser semelhante a Ele, muitas coisas devem acontecer, e a grande maioria delas, são coisas que vão nos custar bastante. Pra alguns menos, pra outros mais, depende da carga que você tem de vida, de como vc é, de como sua vida é, do que vc vem carregando em todos esses anos. Mas uma coisa é certa: você terá de deixar algo. Você terá de aprimorar coisas. Você terá que ser moldado. E ser moldado causa dor. Tirar as imperfeições pra fazer um objeto ficar liso, limpo, perfeito, sem ruga, sem marcas, é muito difícil. E um artesão que o diga! E Deus que o diga! Porque Ele é que é o artesão de nossas almas. Ele é que nos ajuda a nos transformarmos em pessoas parecidas com Cristo, pelo Espírito Santo. Ele se preocupou tanto em nos fazer parecidos com Cristo, que resolveu mandar Seu Espírito habitar em nós. E onde o Espírito habita, o lugar é só dEle, não dá pra dividir. Ou vc topa viver como Cristo e enfrentar o que tiver de enfrentar pra isso se tornar realidade em vc, ou vai embora. Não dá pra viver uma vida medíocre, de meio. “Mas eu erro demais!” Bem vindo ao clube! Todos nós erramos muito, mas existe algo que nos purifica desses erros e nos faz em pessoas melhores: O sangue de Jesus.
            Pra ser parecido com Ele, tem que se transformar. Tem que topar viver de um jeito que vc nunca viveu antes, tem que ir de encontro a tudo que antes era “normal” pra vc, mas que sabe que não pode ser dessa maneira. Perseguir ser parecido com Cristo de todo jeito, buscar passar Ele pras pessoas em vc todos os dias, desde que levanta da cama até a hora que vai dormir. É difícil, mas é possível. É necessário deixar velhos hábitos, e às vezes hábitos de seus irmãos na fé, que vc insiste em querer ir na onda. Enquanto todos os crentes estão olhando pra aquele que fala uma besteira, que comete algum erro (e que não conhece a Cristo), e dando um olhar de reprovação, como quem diz “que absurdo! Ó!” ou “nossa, que coisa horrorosa”, faça o contrário. Olhe com amor. Não critique. Não julgue. Se for preciso ( e na maioria das vezes é) cale a boca perante o fato e só a abra quando estiver sozinho com Deus em seu quarto. Eu fico embasbacada só com a possibilidade de alguém poder falar “eu conheci o Cristo verdadeiro da vida da Arlene só pelas atitudes sem palavras que ela teve. Só pelo olhar. Só pela reação dela. Ela não me julgou e me mostrou com isso que existe um Deus que também não me julga. Só me ama.”. É, isso pode estar muito distante de acontecer, ou talvez não, só Deus sabe, mas que eu tenho um enorme anseio de que isso aconteça..ah eu tenho.
            O viver Cristo tem que tomar forma em nossos dias, o Jesus da bíblia tem que ser o Jesus que eu consulto todas as vezes antes de tomar uma decisão. O Jesus das páginas do Livro Sagrado tem que ser o Jesus que pula a minha frente por aquelas letras e vai direto para o coração, para fazer morada e mudar minha forma de agir.
            Nós temos que andar na rua como quem está carregando muito mais do que o próprio corpo. E é isso que é a verdade mais absoluta dos servos de Deus. Nós temos que andar nos certificando de que a face de Cristo brilha na nossa, de que em cada gesto, Ele está se revelando. É egoísta, principalmente quando vc é adolescente e quer se achar bonita na frente de um garoto e se veste da melhor forma e pensa se ele te viu. Não! Nós temos que nos vestir pro Senhor, nos certificando de que nossas roupas não defraudam garotos e homens. Enquanto passar perto de um menino (ou menina, para os garotos), não pense em como ele(a) te viu, se o seu cabelo estava arrumado ou coisa parecida, certifique-se de que ao passar por ele(a), vc mostrou um Cristo vivo que vive em vc. Pq nós não somos nada mais de isso: portadores da boa nova da salvação, a qual já está dentro de nós e que é nossa responsabilidade passar a outros. Nós temos que a cada palavra, cada gesto, estar ministrando às pessoas, estar passando menos de nós e mais de Cristo.
            É difícil. É muita luta. Estou longe de ser o ideal de semelhança com Cristo. Mas tudo na vida se começa do pouco, né?

“E o lavrador que trabalha no pesado deve ser o primeiro a receber a sua parte na colheita”    2Tm 2:6

Tome posse dessa promessa e pegue o seu pouquinho, que eu também vou pegar o meu, coloque diante do Senhor e o faça multiplicar, para glória de Deus.


“Se vocês, cristãos, vivessem como Jesus Cristo, a Índia estaria aos seus pés amanhã.”
Professor hindu

sábado, 19 de novembro de 2011

A batalha acontece dentro de você!


 “Porque o que nossa natureza humana quer é contra o que o Espírito quer, e o que o Espírito quer é contra o que a natureza humana quer.” Gl 5:17

                                               
Paulo já bem disse em Romanos 7, que “eu não entendo o que faço, pois não faço o que gostaria de fazer. Pelo contrário, faço justamente aquilo que odeio” (v.15). Muitas vezes ao ler a Palavra, parece que foi a gente quem escreveu, não é? Isso porque Deus nos entende muito bem e revelou que Ele sabe muito bem o que a gente passa. Mas também não deixou só por aí, Ele não só reconheceu que temos nossas dificuldades, mas deu todas as dicas para lidarmos com elas. E é por isso que hoje eu posso ministrar a vocês aqui, e dizer com base na Palavra que a nossa luta acontece sempre dentro de nós. Temos nossa carne que milita contra o Espírito e faz de dentro de nós o maior ringue de luta.  Por isso, para poder vencer todo esse mal que age em nós, temos de nos unir com Cristo (Rm 7:25; Rm 8:1).
Muitas vezes, quando aquele pensamento ruim vem, quando nosso coração quer nos enganar, dizendo que nós somos a pior das criaturas e que não servimos pro trabalho com o Senhor, nós devemos lembrar que somos movidos pela nossa união com Cristo. Lembre-se da obra que Ele já realizou em você, abra seu kit salvação e vá descobrir um pouquinho do amor que o Senhor tem por vc.
Jesus não pode habitar num coração que vive em pecado, mas habita naquele coração que quer mudar, que está lutando pela pureza, ainda que não tiver sido 100% purificado, Ele está lá, pra poder limpar toda sujeira que resta e te livrar do fardo de fazer o que não quer fazer. E pense bem, Paulo foi um homem abençoadíssimo por Deus, viu Jesus, e escreveu isso! Mas Ele continuou sendo um filho fiel, não desistiu e até hoje é um homem cuja vida Deus tem usado para falar a muitos. E hoje Ele quer falar a minha vida e a sua, dizendo que você pode estar errando, mas que Ele te ama e se vc deseja mudar, meu bem, corre pro abraço! Deixa Deus agir e te ajudar nessa luta, porque quando nos sujeitamos a Deus e resistimos ao diabo, Ele foge de nós (Tg 4:7)
A maior batalha acontece dentro de você! Porque o mundo tá querendo nossa alma, mas não podemos vender o que já foi comprado por sangue.
“Porque a nossa luta não é contra o sangue a carne e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores desse mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.” Ef 6:12
Essas forças espirituais do mal agem no mundo invisível e muitas vezes sopram coisas sobre nossas vidas que nós nem nos damos conta que vem de onde vem, por isso a luta acontece aqui dentro, pra que a gente não escute e não aja conforme essas forças querem, pois não somos desse mundo, somos estrangeiros nessa terra e devemos lutar para que a luz permaneça em nós.
Vamos lá galera, Deus mudou nosso rumo e agora estamos indo para o céu, então nada de nos sujeitarmos às ciladas do inimigo e pegar a armadura de Deus (Ef 6) e lutar essa grande batalha que é travada dentro de nós todos os dias. Lembrem que a carne ficará por aqui, junto com seus desejos, já o nosso espírito vai com Deus pro céu, então devemos alimentá-lo e cuidar dele, devemos fazer coisas que o fortaleçam(Gl 5:22-23), para que assim, na batalha que é travada todos os dias, o espírito possa vencer a carne e a gente consiga se tornar em pessoas mais recomendáveis, pessoas que são aprovadas diante dos homens e o mais importante: diante de Deus.

sábado, 12 de novembro de 2011

Um recado para as meninas


Olá galera! Estou lendo um livro chamado “A Batalha de Toda Adolescente” da Shannon Ethridge e do Stephen Arterburn, é um livro muito bacana que tem por objetivo abrir os olhos das meninas da nossa geração sobre a integridade sexual. Muitas partes dele eu gostaria de publicar por aqui, mas hoje vamos ficar com um trecho que eu acredito ser de bastante relevância. É especialmente para meninas, mas se você, rapaz, quiser ler e entender um pouco do mundo das meninas, sinta-se à vontade. Vamos lá então:


Um dos maiores mitos sobre a Integridade Sexual hoje em dia é o pensamento de algumas meninas, como este: Preciso de um namorado para sentir-me “alguém”. Ter um namorado é a solução dos meus problemas.
Preste atenção: se você acha que precisa de um namorado, não está pronta para namorar. Talvez tenha visto filmes em que a mocinha declara: “Você me completa!”. Mas, ao contrário do que se vê nos filmes, nenhum ser humano completa o outro. Só Deus pode “completar” você. No entanto, muitas jovens se esforçam ao máximo para encontrar alguém especial, que fará a vida realmente valer a pena (como se não fosse possível viver bem solteira).
Se isso se aplica a você, temos alguns conselhos. Construa uma vida para você! Não a vida de conto de fadas dos seus sonhos, em que você encontra um homem maravilhoso, se apaixona e vive feliz pra sempre na terra da fantasia. Você precisa viver na realidade e reconhecer a pessoa que Deus quer que você seja e esforçar-se para isso. “Mas e se eu não gostar de quem sou?”, você pergunta. Talvez se sinta esquisita, tímida ou até feia. Talvez deseje desesperadamente ser outra pessoa. Com a ajuda de Deus, pode aprender a aceitar as coisas que podem e as que não podem ser mudadas. Não se concentre tanto nas coisas pequenas, temporárias, como o rapaz que não sabe que você existe ou as espinhas em seu nariz. Recue um pouco e tenha uma visão geral da situação. Quais são seus sonhos de vida? Quais são suas metas em formação , carreira, assistência social ou ministério? Siga com paixão seus sonhos e suas metas. Dessa forma, saberá quem Deus deseja que você se torne e passará a gostar dessa pessoa, sem se importar se um rapaz a nota ou se na sua pele tem acne.
Por que ter uma vida real e buscar metas pessoais é tão importante? Porque um namorado ou marido não traz a felicidade completa. Ponto-final. Não importa se é atraente, rico, atlético, inteligente, piedoso ou charmoso. Nenhum homem é capaz de fazê-la sentir-se alguém. Você se sentirá alguém quando souber o quanto é especial para Deus e se tornar a pessoa que Ele deseja. Torne-se essa pessoa e jamais terá de esperar que um homem traga felicidade. Não precisará disso porque vai gostar de si mesma e de sua vida.
É verdade que, quanto melhor você se torna, melhor a pessoa que atrai. Se for uma jovem orientada por Deus e tiver metas, atrairá um rapaz desse tipo. Mas, se sua vida se resume a encontrar alguém que preencha esse vazio em sua alma, vai atrair um rapaz igualmente desesperado. Um sugará o sangue do outro, como dois carrapatos sem cachorro. Se acha que tinha problemas, espere até navegar pelas águas lamacentas de um relacionamento problemático!
Veja bem, sabemos que estar sozinha traz algumas questões. Algumas vezes você se sente solitária e se preocupa com o que os outros acham. Pensa no futuro e tem medo de ficar sozinha para sempre. Mas saiba que ter um relacionamento não a livra de todos os problemas. Você apenas troca um por outro. Quando está num relacionamento, perde a liberdade de fazer o que deseja. Não pode planejar seu futuro sozinha porque tem de considerar essa outra pessoa e ainda se preocupará com o que os outros pensam.
É possível que vc imagine que a soma da metade de uma pessoa à metade da outra corresponde a um relacionamento completo, mas não é verdade. Duas pessoas num relacionamento multiplicam os fatores positivos e negativos de cada uma. Se vc está magoada e se sente incompleta, atrairá alguém semelhante. Os dois vivenciarão uma porção do que Deus designou e muito do que Ele não desejava.
Esperamos que vc não julgue que estamos desmerecendo o namoro ou os relacionamentos. De modo algum. O namoro saudável é ótimo e o casamento, é de fato, maravilhoso. Mas um bom relacionamento se baseia mais em tornar-se a pessoa certa do que encontrar a pessoa certa. Um casamento saudável é a união de duas pessoas já completas que decidem investir uma na outra. O resultado de duas pessoas que se sugam porque não têm em que investir – apenas tiram uma da outra - é um relacionamento bastante doentio e insatisfatório.


Shannon Ethridge e Stephen Arterburn

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Continue!



“Continue firme nas verdades que aprendeu e em que creu de todo coração” 2 Timóteo 3:14

                                                Ah, eu não vou dizer que é fácil, porque nem Jesus disse que seria (João 16:33). Só estou aqui hoje pra poder te incentivar a continuar. Talvez você não precise ler esse post, pois está bem firme e não está passando por nenhuma situação que possa provar sua vontade de continuar. Mas se você está sentindo como se o mundo a sua volta estivesse desmoronando, sinta-se à vontade.
                                                Todo cristão em sua caminhada já passou ou passará por um momento em que se sentirá 17217212782 km longe do Senhor. E isso é terrível. Sentir o nosso Salvador longe, acredito ser a pior coisa pra vida de um servo que ama seu Senhor. Só que são nesses momentos que algumas coisinhas em nossa vida são provadas de forma inigualável. Eu era acostumada a pensar que quando a bíblia se referia a passar pelo fogo para ser purificado, passar pela prova pra poder se fortalecer, eram em momentos de doença na família ou na própria vida, dificuldades no trabalho ou dificuldades com dinheiro.. essas coisas mais externas. Mas acabei por aprender que não é bem assim. Não são  nessas situações que somos provados. Aliás, as provações vem de diversas maneiras e uma delas é quando estamos nos sentindo distante do Senhor. Note bem, nós estamos nos sentindo distantes, na verdade, Ele está sempre perto, ou melhor,  mais que perto, dentro. A gente é que precisa passar por esses momentos para podermos crescer em alguns aspectos.
                                                Um deles é reconhecer de melhor maneira que sem Cristo não somos nada. Você que já provou dos rios de água viva, e quando parece viver só por viver, se sente angustiado não é? Pois é. Aí nós conseguimos entender que se a nossa vida vale alguma coisa, é porque fomos feitos por Deus à Sua imagem e Semelhança (Gn 1:27), com o objetivo de louvá-Lo, e que Ele nos AMA muito; se a nossa vida não consegue ser e nem transparecer isso, ficamos muito chateados. Dependemos de Cristo pra podermos realizar aquilo que Ele quer de nós, sozinhos é impossível.
                                                Muitas coisas Deus quer que passemos para o nosso crescimento e por mais que vc não veja, Ele está lá, te ajudando a passar por aquela situação. E eu não posso deixar de falar sobre a questão mais importante e que sempre deve nortear nossos pensamentos quando estamos sentindo Deus longe de nós. “O justo viverá pela fé” (HB 10:38) ou seja, se você precisa sempre sentir algo maravilhoso ou Deus perto pra poder buscá-Lo e adorá-Lo, você não está andando por fé. A Palavra diz que o justo viverá pela fé e por mais que seja maravilhoso sempre sentir a presença de Deus, é necessário que sempre o busquemos pela fé nEle e não porque O sentimos. Se assim for, em momentos mais complicados, vc não vai conseguir ter uma fé enraizada, se está baseado só em sentimentos. Nesses momentos Deus verá o seu verdadeiro compromisso com Ele, se realmente vc tem fé e passará por esses momentos feliz, porque não O abandonou, mesmo “sem sentir nada”. E então depois vc vai poder falar pra Jesus “Mestre, minha fé foi fortalecida e eu cresci muito em conhecimento de Ti, porque pelo desespero de Te ter perto te busquei mais em oração, em leitura da Palavra e tudo que me remetesse ao Senhor”. Lembrando que esses são só momentos, quando isso passar, lá estará Jesus pra poder te dar um grande abraço e aprovar a sua vontade dEle, sua perseverança.

Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.
Hebreus 10:38

Continue! Não desista! Deus se agrada daquele que permanece firme, mesmo quando tudo parece contrário. E lembrem-se de Hebreus 10:38, Deus não tem prazer naquele que recua... mas ainda bem que.. “Nós não somos gente que volta atrás e se perde. Pelo contrário, temos e somos salvos.” Hb 10:39     

domingo, 6 de novembro de 2011

Filhos herança de Deus


"Deus nos dá filhos para cuidarmos para Ele; nós pais temos que criar os filhos para Deus, não para o mundo. Como a bíblia diz, filhos são herança de Deus, são um tesouro. Porque amamos tanto nossos filhos a ponto de dar nossas vidas por eles? Porque eu entendo que Deus usa o ventre de uma mulher para gerar uma vida, durante nove meses ela carrega essa vida dentro de si e cria-se um amor inexplicável por essa vida. Um dia parei e pensei: fico orando por meus filhos como se eles fossem só meus,mas num momento pensei: eles são filhos que Deus me deu para que eu cuidasse pra Ele. Então em minha oração eu falo: Deus abençoe os filhos que tu me deste pra cuidar para o Senhor."


Texto escrito por Marli Sudré de Assis, minha mãe, que também está começando a se aventurar nessa incrível experiência, que é escrever sobre e para o Senhor =)

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Revolução.


"Se nossa geração for lembrada por Ipods, MySpace, Orkut e Youtube, nós erramos. Se a história falar de nossa geração como pioneiros individualistas da era digital, dos Reality Shows e celebridades nós teremos falhado nos nossos propósitos. Toda geração precisa de uma revolução e essa tem que parecer, soar, andar, e respirar AMOR.

Não é um conceito novo. É um conceito eterno. É a razão pela qual vivemos. É o chamado fundamental do que significa ser um seguidor de Cristo.
Ame a Deus. Ame as pessoas. É essa a revolução. Que revolucionário, eu sei. Mas, se nós compreendermos o que isso significa, se estabelecermos em nosso pensamento como isso é e começarmos a vive-la, nós mudaremos o mundo..."

Joel Houston

sábado, 29 de outubro de 2011


“Eu busco a Ti Deus de força, prostro-me diante de Ti na minha tristeza. Nenhum outro rei viria com tanta humildade para salvar minha alma e curar meu coração”


E esses momentos em que a vida perde o sentido e tudo o que você acredita parece estar indo embora ao largo, te deixando flutuando em meio às dúvidas, em que nada mais te faz sorrir e você se sente pressionado por algo que não se pode ver, é que tudo começa a fazer sentido. Você consegue enfim, enxergar que a vida não existe longe dEle. Você pode ver o quanto é pequeno e dentro de si não há nada que seja bom, pois nem você mesmo consegue segurar a angústia desses momentos longe do Criador. Mas existe um gemido. Um gemido lá no fundo da alma, no meio dos amigos, na praça de alimentação do shopping, ao olhar pra aquilo tudo e ufa! Encontrar um sentido. Lembrar que existe e que você já viveu o que há de melhor nesse mundo. E você finalmente aprende, que o que te traz contentamento e te preenche por dentro não são bens materiais, não são conquistas monumentais. Não é sua nota no vestibular, seu saldo no banco ou sua viagem pra Europa. Você entende finalmente que o que sua alma gemia e clamava desde o dia que veio ao mundo, era de saudade. Saudade de casa. Saudade do Pai. Saudade de Deus. Você reconhece finalmente que se for pra viver nesse mundo sem Deus, então é melhor não viver. E o “viver é Cristo e morrer é lucro” começa a ganhar finalmente sentido. Você consegue sentir? Você consegue perceber o que se passa em meu coração agora? Talvez você não esteja com uma música do Hillsong ao fundo, mas por dentro, talvez você possa estar da mesma maneira. Reconhecendo que, desesperadamente, precisa do Rei da Glória.
Reconhecer que meu Rei se fez como homem, o Criador do Universo e de TUDO que nele existe, se fez como sua própria criação e se enfiou em nosso meio sujo e estragado pra poder mudar as coisas. Mudar catastroficamente as coisas. E Ele veio em condição humilde. Só pra mostrar a mim e a você que nós não precisamos ter o carro do ano para sermos felizes e realizados. Só pra mostrar que a riqueza não é o que importa, e sim fazer a vontade do Pai. Só pra mostrar que nem um travesseiro importa! Pois Ele não tinha nem onde encostar a cabeça. E Ele veio humilde, pobre, nasceu em condições precárias, morreu a morte mais maldita de todas, só pra salvar a minha alma e curar meu coração. ELE, o Rei da Glória, que tem todas as riquezas, que mora no Céu, que tem todas as pedras preciosas que quiser, todo o ouro, toda a maravilha que encheria os olhos de qualquer um, esse Deus nos deu um banho de humildade, ao vir ao mundo tão pobre, ser rejeitado e humilhado, só pra SALVAR VOCÊ E A MIM. Só pra isso. E então a gente consegue entender que o que precisamos não é de riquezas, dinheiro, o melhor em tudo. Não precisamos pregar discursos de que os filhos de Deus têm que ter o melhor dessa terra, não. Os filhos de Deus têm que ter o que precisam, e tudo o que precisam é ELE. Precisam de riquezas espirituais e não materiais.
Jesus, o Salvador veio humildemente a essa Terra, só pra mostrar a mim e a você que Ele nos ama e que na verdade, Ele não é um Deus turrão, metido ou que não se mete com a vida dos seres humanos. Mas que é um Deus que mesmo em toda Sua grandeza e majestade, escolheu se mostrar a nós e ensinar que mesmo em toda Sua grandeza, a sua essência é a mais simples e transformadora possível: o amor.

A criação clama pelo Criador, as almas vazias choram por algo que as preencha. Já fomos encontrados, preenchidos e impactados. Agora é hora de levar a mensagem do amor, libertar os cativos, anunciar a salvação e viver o amor Daquele que nos amou primeiro.
                                                                                                                                                  
“O Espírito do SENHOR Deus está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados; a apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os que choram  a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo SENHOR para a sua glória.”
Isaías 61: 1-3

domingo, 23 de outubro de 2011

Tédio?


O tédio só existe pra aqueles que já não sabem a beleza do que é viver. Posso dizer que em meu estado de vida hoje, uma das palavras que eu mais abomino é o tédio. Sonolento, no computador, sem nada pra fazer, vontade de dormir, síndrome do botão início no facebook pra ver se tem alguma novidade. Come, assiste tv, ve um filme, olha pro tempo e aquele dia chato não passa. O domingo a tarde, quando vc está sem sono e o sol da tarde te dá uma preguiça "ainda falta muito pro culto". Tic Tac. O relógio canta melancolicamente e seus pensamentos se tornam tão evasivos como uma conversa de duas pessoas sem foco e objetivo. Você conta os minutos e o relógio não anda, até que vc posta no twitter ou facebook "Que tédio". Tédio? Hum. Você tem um quarto grande, com uma tranca na porta, ou se todos os cômodos estiverem cheios, vc tem o banheiro. Espaços sensacionais. Aproveite para orar. Sim, tem algo melhor do que orar? Aproveite e leia a bíblia. Se apaixone pelo que está escrito ali. Ame cada palavra, sublinhe, ore enquanto lê. Chore em oração. Sorria. Converse com Deus tudo que se passa com você. Na vida do cristão não pode existir o tédio. Abra sites cristãos, vá ler. Escute um CD, vá louvar. Não dá. O cristão tem sim, são dias que não está nenhum pouco a fim de orar, de ler a Palavra e fica no tédio. Mas ai a culpa é de quem? ... "Culto racional" lembram? Não to com vontade? crio a vontade. De uma coisa eu sei: só tem tédio quem não consegue entender a beleza do livro que tem em casa - Bíblia - e do poder que os joelhos tem ao orar. Existem cristãos perseguidos que só tem uma página rasgada da bíblia, e só por ter aquela única página, vivem felizes e aproveitam cada palavrinha escrita ali. Eu tenho a bíblia cara! Eu valorizo? Porque precisar perder pra valorizar? A gente só vai entender o valor que a Palavra e  a oração tem, quando começarmos a transformá-las em regra pras nossas vidas. Faça de um dia simples, um dia extraordinário, como diz o velho e bom amigo Feijão. Tédio, não deixe que ele entre em sua vida. Transforme dias infrutíferos, sonolentos e mais enjoados do que dor de estômago, em dias carregados de Palavra, de oração, de busca e de extrema satisfação. Sinta a paz que a Única Solução pode te trazer. Desabafe com Deus, busque as respostas na Bíblia. Não viva uma vida inútil.
                                                                                                                                      
"Vocês sabem o preço que foi pago para livrá-los da vida inútil que herdaram dos seus antepassados"                                                                              
1Pedro 1:18

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Escrito na testa



Olá galera! Boa (manhã, tarde, noite hehe) pra vocês. Hoje eu vou deixar um texto que embora um pouco grande, é ótimo e me ajudou a esclarecer bastante coisa hoje. Peço que leiam, foi escrito pela Luciana Elaiuy, e que Deus possa falar ao coração de vocês assim como falou ao meu.

Eu ia começar esse texto perguntando se você já sentiu medo de alguma coisa. Mas ficaria ridículo, porque todo mundo sente medo de alguma coisa. Todo glóbulo no seu sangue já sentiu medo de alguma coisa, e você com certeza já teve pequenos piripaques, mãos suadas e gastrites por ter medo de alguma coisa. Nothing new!
Mas você já sentiu medo por não saber o que é “essa coisa”? Por não saber como vai ser, como vai acabar a história, como você vai se sentir, como vai se sair ou como vai se portar? Você já fez cara brava pro seu inimigo e mesmo assim viu que não foi convincente o bastante? Isso acontece, quase sempre, com quase todas as pessoas, e você não é a única.
Levando para um lado mais espiritual: você já se sentiu incapaz porque parece que suas armas não foram tão potentes assim? Já sentiu que seu espírito tem os musculos tonificados, sarados, preparados, mas a sua alma é um poetinha tomando uísque e fumando um cigarro com um sonzinho de vitrola ao fundo? Você já sentiu que seu corpo, sua alma e seu espírito, moram em lugares separados?
O espírito tem boas palavras na boca. Tem foco, decisão, opinião e topa todas. Sua alma transita entre ups and downs, picos de alegrias, poças de confusão, e o seu corpo, coitado, leva a surra merecida por tanta loucura. Você já sentiu isso? Desconexo, do avesso, invertido, mexido por dentro? Não há nada tão aflitivo quanto não saber o que vai acontecer. Sofremos porque queremos saber, sofremos porque sabemos que não temos que sofrer, sofremos porque queremos que seja de um jeito mas também sabemos que Deus tem suas maneiras e elas são as melhores, mas aí sofremos de novo, porque se Ele sabe como fazer, por que andamos tão preocupados, caramba?
A conclusão é unânime: não há nada pior do que não saber o que vem pela frente ou não saber como encarar o que vem pela frente. Não há nada mais chato do que querer saber e ao mesmo tempo querer que Deus faça o que ele quiser. Você para pra pensar e a conclusão é: estamos em guerra interior!
Mas afinal, que briga é essa!?
Somos metade dor, metade militância?
Metade incerteza e outra metade fé?
Somos metade mimimi e outra metade soldados?
Somos domingo tudo lindo e quarta feira uma lameira?
Somos quase bons, quase servos, quase vitoriosos?
Que briga é essa que nos divide e deixa tudo tão estranho?
Nós somos mil coisas em um só dia?
Nós somos uma eterna TPM espiritual?
Não, nós não somos isso. Isso sim é uma briga, com certeza uma briga que todo mundo enfrenta por dentro, mas a boa notícia é que alguém já se viu dividido entre a aflição do que viria e a dor de saber que o que viria seria bem difícil de enfrentar. Um dia alguém sofreu a espera e sofreu a chegada. Um dia alguém sofreu a notícia e enfrentou as consequências dela. Um dia alguém foi metade suor e metade sangue.
Ele estava lá. Jesus estava lá fazendo a oração inevitável, querendo que aquele cálice fosse passado de sua frente. E ao mesmo tempo, ele tinha a certeza mais difícil que teria de engolir: a morte. Ele ia morrer e aquilo era sério demais pra ser ignorado. Nunca existirá um blog ou um escritor capaz de traduzir o que aquela noite significou na vida da melhor pessoa do mundo. Ninguém poderá explicar o que isso significou para o coração de Deus.
Sabe, você não precisa ser a melhor pessoa do mundo, não precisa ter curado milhares de pessoas, mas você precisa saber algumas coisas sobre aquela noite, porque talvez você também esteja transpirando suor e sangue. A combinação de quem sofre e sente dor. A combinação do medo e do desgaste. A combinação entre o físico e o emocional. Talvez o cansaço que não passa e a ferida que não estanca. Talvez o esforço e o sentimento, a tentativa e a mágoa. Eu não sei o que significa o seu sangue e o seu suor, mas eu sei que quando esses dois elementos escorreram numa noite solitária, até o próprio Deus fez uma oração pedindo ajuda. Quando o seu suor e o seu sangue escorrem numa noite solitária, coisas importantes acontecem depois.
A minha boa notícia pra você, é tão especial que eu escrevo isso com o maior cuidado, e eu nem tô batendo nas teclas com força, na esperança de que você leia as próximas linhas com a delicadeza de um alívio depois do stress, torcendo pra que você beije cada palavra abaixo:
Aquele suor e aquele sangue, que escorreram da testa dele, precisavam tocar o chão. Precisavam porque nenhum pedaço do planeta Terra havia sentido o gosto daquele suor e daquele sangue. Nada, nenhum ser vivo, vegetal, sei lá o que, havia tido contato com aquele suor e aquele sangue. O mundo conhecia, desde então, o suor de homens que trabalhavam por dinheiro e status, e o sangue de soldados que morriam por orgulho e vingança. O mundo conhecia desde então, o suor de pessoas que transpiravam por inveja, prazeres, vaidades e trabalhos vãos. O mundo só conhecia desde então, o sangue dos crimes, das mortes baratas, das maldades e dos golpes mesquinhos. E é por isso que aquele suor e aquele sangue precisavam tanto tocar o chão. É como se o chão pedisse esse batismo de coragem, novidade. Como se a terra, ou a Terra, sentissem essa sede.
Ok, mas isso tem a ver com a sua noite difícil?
Claro que tem a ver! Porque Jesus abriu um caminho onde o suor e o sangue se transformam em coisas inexplicáveis. Tem a ver porque ele fez de uma noite solitária o início da história de muitos. Talvez você pense: “lindo! só que eu tô sofrendo porque eu tenho conta pra pagar, estou sofrendo porque minha família é um saco”, e mesmo assim eu vou te falar: você não precisa que um novo caminho se abra para essas situações? Essa noite, esse chão que você pisa, esse cenário não precisa beber alguma coisa diferente?
O suor e o sangue de Jesus pingaram na terra. E o caminho depois disso foi completamente inusitado, verdadeiro, improvável e incrivelmente chocante. Ele caminhou para uma cruz e morreu nela, para que você não precisasse morrer de solidão, de desgosto ou de amargura. Ele caminhou para uma cruz e foi pregado nela para que você não precisasse ficar preso em julgamentos, idéias, pedradas, cuspidas e vícios. Ele caminhou para uma cruz e ficou nu, para que você não precisasse ser exposto como uma distração para a maldade. Ele foi parar num madeiro para que você não precisasse sentir o peso do mundo literalmente nas suas costas. O suor de Jesus se transformou em sangue porque todo esforço que você deposita na sua vida hoje, nessa noite, precisaria, mais cedo ou mais tarde, ter uma referência de alguém que foi até o fim. Alguém que foi até o sangue, literalmente.
Jesus sabe como você se sente. Ele já suou tristeza por não poder mudar os fatos, e ele já sangrou aflição ao encarar o inevitável. Sabe, Jesus morreu mas ressuscitou também, e por causa disso tudo é possível. Mesmo que você não acredite, as gotas já molharam o chão.
Você já viu uma criança que acaba de nascer? Ela ali chorando, esperneando, berrando e ainda assim, tantas novidades, tanta esperança, tantos planos! O que ela sente? Ela sente na pele, o suor e o sangue. A combinação perfeita, a prova de que um novo caminho começa.
Prepare-se para começar de novo. A noite vai clarear, cedo ou tarde você vai precisar se levantar. Prepare-se para o caminho. O chão foi limpo por um líquido infalível.